Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Flávio Fischer

A coragem de um líder

"A palavra no dicionário tem vários significados: moral forte perante o perigo, os riscos; bravura, intrepidez"
12/11/2017 06:15

Flávio FischerFlávio Fischer é tabelião e presidente da Fundação Semear
flavio@fischer.not.br

Fiquei procurando uma definição do que eu tenho vivido no último trimestre e encontrei apenas uma palavra que define esse momento: coragem. A palavra coragem no dicionário tem vários significados: moral forte perante o perigo, os riscos; bravura, intrepidez. O dicionário complementa que coragem também pode ser firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil e determinação no desempenho de uma atividade necessária. Sim. Tenho sido corajoso nos últimos tempos, e você? Tenho certeza de que a palavra é sim, seja você empresário, empregador, empregado, profissional liberal... brasileiro.

Ao contrário do que se pensa, coragem não é o oposto do medo, é o contrário de covardia, que significa, inação, neste caso. A questão não é não sentir, mas ser maior que o medo. Conseguir entender o que gera aquele medo e não se deixar dominar por ele. É preciso muita persistência e coragem para se abrir e, principalmente, para se manter um negócio no nosso País, já que são inúmeros os impostos e tributos a serem pagos para um governo que pouco investe na infraestrutura de base e nas políticas de incentivo ao mercado. Muitas pessoas acreditam que a vida de um empresário se baseia em liberdade, flexibilidade de horário, cartão de crédito sem limites e boas viagens. Mas quero dizer que o peso das preocupações com tudo o que envolve o funcionamento de um negócio, muitas vezes é medido numa madrugada qualquer em que o sono não vem, pois é assombrado pelas decisões e pela responsabilidade de acertar sempre, pelo enfrentamento do medo de tomar decisões que não são compreendidas e pelo medo de abrir mão de um sonho.

Grandes responsabilidades, com certeza, garantem várias noites em claro! E essa é uma das coisas que ninguém te conta sobre ser um líder. Afinal, quantas pessoas dependem, direta e indiretamente, do seu negócio para sobreviver? E todas elas pensam que é seu dever prover os meios para que os objetivos de cada uma sejam alcançados. Sim. Somos corajosos, vitoriosos e extremamente responsáveis, pois, diante de todas as forças contrárias, estamos gerando recursos, enfrentando medos, movimentando a economia e, de uma maneira ou de outra, estamos planejando o ano de 2018 com a convicção de que dias melhores virão.

O que posso dizer dessa minha experiência tão dolorosa e de tanto crescimento é: tenha coragem para acreditar no que nunca ousou crer até aqui, tenha coragem de ser você, de assumir seus medos, erros e acertos. Está aí uma das poderosas ferramentas que mantém nossa vida num movimento constante, a coragem. Ela é ousadia, ela é ação, ela é energia, portanto é a força propulsora do nosso crescimento.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS