Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Motores
Mercado

Camry vem em fevereiro por R$ 189,99 mil

Oitava geração do sedã de luxo da Toyota começa a ser vendida no Brasil l
21/12/2017 15:51 21/12/2017 15:51

Toyota Camry

Uma novidade de luxo chega ao mercado nacional em fevereiro do próximo ano: o novo Toyota Camry. Apresentada ao mundo pela primeira vez durante o mais recente Salão de Detroit, a oitava geração do sedã ganha linhas mais modernas, itens de série adicionais, motorização mais potente e uma nova transmissão. Seu preço oficial já foi divulgado: R$ 189,99 mil. Pedidos do modelo já podem ser realizados nas 242 concessionárias Toyota de todo o Brasil.


A nova geração se destaca pelo design arrojado e esportivo, com faróis bi-LED e luzes diurnas em LED, grade frontal renovada, acabamento interno requintado e rodas em liga-leve aro 18’’. Sob o capô, a potência do 3.6 V6 aspirado aumentou de 277 cv para 310 cv e, o torque, de 35,3 kgfm para 37,7 kgfm. A transmissão automática de oito velocidades substitui a de 6 marchas.

Nova plataforma


Construído sobre a Arquitetura Global da Toyota (TNGA), o carro personifica os adjetivos que consagraram seu sucesso nos mais de 100 mercados onde é vendido.


V6 de 310 cv

A oitava geração vem equipada com o V6 3.5 DOHC 24 válvulas e com o novo sistema VVT-iW de temporização de válvula variável para admissão, projetado para garantir uma alta produção de torque em todas as velocidades, e VVT-i para o escape.

O sedã recebeu o avançado sistema de injeção direta D-4S, com ângulo dos injetores otimizado a fim de aumentar a pressão interna do combustível, combinação que confere 310 cv de potência e 37,7 kgfm de torque a 4.700 rpm.

O uso do ciclo Atkinson também possibilita melhora na economia de combustível sem sacrificar o desempenho ou a capacidade de inicialização do motor em diferentes temperaturas. De acordo com o Inmetro, o sedã apresenta dados de consumo de 8,3 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada.

Um novo tratamento de superfície foi aplicado às saias dos pistões, enquanto o método de usinagem para o furo do cilindro foi modernizado, contribuindo para menor fricção. Também foi obtida redução na resistência ao deslizamento dos componentes, devido à adição de uma bomba de óleo mais eficiente e à otimização da quantidade de óleo lubrificante entregue a cada parte.


Conforto e conveniência

O modelo recebeu um novo sistema multimídia com tela LCD de 8’’, compatível com funções de DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, sistema de navegação GPS, câmera de ré, bluetooth e seis alto-falantes. Entrada para conexão USB e Aux-in também estão disponíveis.

O volante multifuncional de três raios do novo Camry possui controles de áudio, telefone, velocidade de cruzeiro e computador de bordo, que teve seu design aprimorado e agora vem com tela colorida de TFT de 7’’.

Conta, ainda, com indicador de direção ECO Driving, sistema Start/Stop para acionamento e desligamento do motor por meio de botão e Smart Entry com trava e destrava automática para portas dianteiras, traseiras e porta-malas por aproximação da chave.

O ar-condicionado tem três zonas, com temperaturas e ajustes independentes para os bancos traseiros. O sistema possui ainda a tecnologia S-Flow, capaz de identificar quais bancos estão ocupados e direcionar o fluxo de ar corretamente.

Bancos e cortinas com regulagens elétricas

A coluna de direção tem regulagem elétrica de altura e profundidade. O banco do motorista conta com ajuste elétrico de oito posições e, o do passageiro dianteiro, quatro posições.

Os passageiros dos bancos traseiros desfrutam de um novo apoio central para braços, com superfície aumentada em 20%, equipado com novo painel de controle touch para acesso e regulagem de ar-condicionado, áudio, reclinação de encosto por meio de regulagem elétrica e acionamento das cortinas elétricas de privacidade traseira. Cortinas manuais para os vidros laterais traseiros também estão disponíveis.


O espelho retrovisor interno tem função antiofuscante, enquanto os externos são eletrorretráteis com indicação de direção em LED e sistema de aquecimento. O vidro traseiro vem com função de desembaçador dotado de temporizador. As portas dianteiras e traseiras possuem porta-copos e objetos, iluminação interna para porta-luvas e painel de instrumentos (em LED), porta-malas e cabine, além de luzes de leitura individual traseiras e dianteiras também em LED, equipadas com sistema Down Light.
Com a nova plataforma, o sedã ficou 3,5 cm mais comprido, 1,5 cm mais largo e com entre-eixos 5 cm maior.

Câmbio de oito marchas


A oitava geração recebeu nova transmissão automática de oito velocidades com novo conversor de torque, capaz de oferecer uma gama mais ampla de bloqueio (quando comparado à transmissão automática de 6 velocidades) e uma sensação de direção mais direta. Outras características dessa transmissão incluem nova lógica de controle para transições mais suaves e uma correspondência mais precisa do torque do motor.



Rigidez 30% maior

Com a nova plataforma e o uso de aço de alta resistência, houve aumento de 30% na rigidez torcional. O silêncio a bordo é fruto do reforçado isolamento acústico no capô.


Segurança

O sedã ganhou freio de estacionamento com acionamento eletrônico (EPB), controle de assistência de arranque em subidas (HAC) e novos faróis de neblina em LED com lâmpadas de direcionamento. Vem, ainda, com controle eletrônico de tração (TRC) e estabilidade (VSC) e 7 air bags.


No mundo, 15 milhões de carros vendidos


A primeira geração do Camry foi lançada em 1982, no Japão. No ano seguinte, começaram as exportações. A segunda geração foi lançada em 1986 e a terceira em 1991. Em 1992, o modelo chegou ao Brasil. A quarta geração estreou em 1996, a quinta em 2001, a sexta geração em 2006 e, a sétima, em 2011. O sedã é hoje responsável por cerca de 20% das vendas da marca no mundo, com mais de 18 milhões de unidades vendidas até 2015.


Jornal NH

Motores

por Adair Santos
abcmotores@gruposinos.com.br

Gasolina na veia - O tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet sempre alardeava que nas suas veias não corria hemoglobina, e sim gasolina. Uma anomalia genética que atinge milhões de pessoas no mundo e, pelo jeito, não tem cura. Jornalista há 15 anos, Adair Santos é um desses anormais que literalmente respiram tudo que diz respeito a veículos. Editor do caderno Motores, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, é apaixonado por carros, motos e aviões - ou seja, tudo o que tem motor, exceto a maquininha de obturação do dentista. Motores invade a rede - Os carros recém-lançados, aqueles protótipos bizarros que talvez nunca cheguem às ruas, dicas úteis sobre veículos e testes exclusivos. Além da versão impressa, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, agora as notícias sobre veículos contam com este importantíssimo espaço virtual para serem divulgadas. Não deixe de participar mandando sugestões e, quem sabe, até um flagrante fotográfico de um veículo que ainda está em fase de testes e futuramente vai ser fabricado no Brasil. Eu e minha máquina - Se você tem orgulho da sua máquina, seja ela um carro antigo ou novo, motocicleta, um triciclo ou até bicicleta, envie sua foto. Junto, informe seu nome completo e idade, cidade onde reside, telefone para contato, marca, modelo, ano de fabricação do veículo e desde quando tem ele na garagem. Mas atenção: não vale mandar só a foto do carro ou moto, você também tem que aparecer na imagem. Então, mãos à obra: passe uma cera na lataria, um gel no cabelo e faça o registro fotográfico.

PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS