Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Ivar Hartmann

O Grêmio e a imprensa mundial

Leia artigo de Ivar Hartmann
06/12/2017 06:30

 Ivar Hartmann Ivar Hartmann é promotor aposentado

ivarhartmann@hotmail.com

Nós, latinos e os africanos, somos cidadãos da periferia. Até há uns 50 anos, mais ou menos, aí também se incluíam os asiáticos. Na década de 1970, apareceram os 4 Tigres Asiáticos, cujas economias evoluíram rapidamente, acompanhando o Japão. Agora, vemos o desenvolvimento vertiginoso da China. Então, estamos juntos com os africanos ao invés de estarmos com os asiáticos. País periférico, o Brasil leva para esta categoria os brasileiros. E as notícias da impressa internacional sobre nosso País são aquelas que não gostaríamos de ler. Manchetes para as guerras de quadrilhas de traficantes no Rio, manchetes para uma boate que mata 242 jovens e fere outros 600 no Sul, manchetes para a Cracolândia paulista. Sem esquecer aquelas do carnaval, que mostram mulatas com corpos lindos requebrando quase nuas nas avenidas, ou as notícias da Lava Jato, que mostra a luta contra o crime e a corrupção de quatro ex-presidentes e centenas de ministros, senadores, deputados e diretores de órgãos oficiais. Policio-me para não falar destes assuntos que nos degradam e ridicularizam no exterior e fazem lembrar do Bolsonaro. Ele, Lula, e até ontem um apresentador de TV: os nomes a escolhermos para presidente da República ano que vem.

Então, quando as páginas de todos os jornais de todas as capitais do mundo, De Sidnei a Istambul, do Cairo a Nova York, contam que um clube de futebol chamado Grêmio Porto Alegrense, não do Rio Grande que ninguém sabe o que é, mas do Brasil, é o campeão da mais importante competição de futebol das Américas, isso mesmo, sublinhando, das Américas, significa um alento para nosso orgulho. Não sei se para os brasileiros de todos os Estados, mas para aqueles onde vivem milhões de gaúchos e seus descendentes, sem dúvidas. Enquanto falam do futebol do campeão das Américas, até pouco importa que seu nome seja Grêmio, importa é que o Brasil é lembrado por um fator positivo no esporte mais praticado no mundo.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS