Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Opinião do Repórter

O preço da leitura

Leia opinião de Karina Sgarbi
06/12/2017 07:40 06/12/2017 07:40

Manuela não sabe ler. Vê sentido em uma ou outra letra, mas juntar todas para dizer coisas ainda é inédito pra ela. Mesmo assim, ama os livros. Paixão que está no sangue, afirmo sem qualquer modéstia, por ser eu a tia-dinda-leitora-influenciadora desta pequena. Aluna da educação infantil de Campo Bom, ela ganhou da prefeitura um vale para usar na Feira do Livro da cidade. Que alegria era a pequena com seu dinheirinho de papel ofício, assinado pela professora. Levava com cuidado, sabia que era valioso o pedaço branco, riscado de tinta preta. Eram cinco reais que trocaria por qualquer história, a escolha era livre. Acabou pegando um pacotinho com oito livros do Scooby-Doo.

Andou feliz pelo Largo Irmãos Vetter com a sacolinha, acho que se sentia importante. De pronto, rompeu a embalagem e se deliciou analisando cada história. Metade eram narrativas, o restante para pintar ou achar o caminho de um labirinto. Enchi meu coração rapidamente ao ver a pequena realizada, era sua primeira compra literária independente.

Na direção oposta, murchei o peito quando andei pela Feira do Livro de Novo Hamburgo, a fazer reportagem, e descobri que as crianças daqui não tiveram a mesma oportunidade. Iam as turminhas das escolas pelos estandes, folheavam algumas obras, mas voltavam para casa sem nada. Que triste não haver incentivo público para a leitura, para a arte, para as palavras que lidas hoje são capazes de tornar o amanhã melhor. Que em 2018 os governos aprendam a ler a sua gente.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS