Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Jackson Buonocore

O recalque

Leia artigo de Jackson Buonocore
07/12/2017 10:00

Jackson César BuonocoreJackson Buonocore é sociólogo e psicanalista

buonocorejcb@gmail.com

O recalque é uma das bases fundamentais da psicanálise, que constitui em um mecanismo da psique que envia para o inconsciente emoções, pulsões e afetos que são vistos como repulsivos para determinadas pessoas.

Freud caracterizou o recalque como um processo em que alguns sujeitos procuram manter ao nível do inconsciente várias memórias, que imergem no esquecimento, reprimindo de modo temporário os conflitos causadores de angústia.

Quando se fala que existem pessoas recalcadas, significa que elas estão descontentes sobre certos assuntos, policiando esses conteúdos que ficam sempre voltando, empurrando-os para dentro emoções que estavam quase saindo.   

De modo literal, pessoas recalcadas são aquelas que, frequentemente, calcam os seus desejos e tiram conclusões erradas, apoiadas em suposições quando sentem perigos contra si e seus valores. E buscam ganhar algum tipo de prazer emitido pelo  inconsciente, como os  sonhos, os  atos falhos  ou pelos sintomas neuróticos.

Sempre que os recalcados se deparam com gente liberando, livremente, os seus desejos, a primeira coisa que fazem é reprimir os outros, falando mal de todos, pois eles têm uma necessidade doentia de reconhecimento.

Portanto, são homens e mulheres frustrados e com enormes dificuldades de conectar com seus próprios sentimentos, fazendo de cada momento da vida, um eterno sofrimento.
Enfim, os recalcados necessitam de ajuda terapêutica para direcionar a sua energia para si mesma, na busca de conseguir e melhorar qualidades que gostariam que fossem suas, e com isso apagariam, definitivamente, do seu inconsciente os sintomas neuróticos do recalque.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS