Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Opinião do Repórter

Por um final de ano com menos WhatsApp

Leia opinião de Adair Santos
26/12/2017 07:44 26/12/2017 07:44

Faz tempo que algumas pessoas quase não conversam ao vivo. E não é porque estão brigadas ou viajando para algum país distante. Ao mesmo tempo em que aproximam quem está longe, as redes sociais e aplicativos de troca de mensagens afastam aqueles que estão próximos.

As festas de final de ano são um excelente momento para deixar um pouco esses vícios de lado. Ou os anfitriões acabam obrigados a atitudes drásticas, como a que tomei nos churrascos de quarta-feira. É que alguns amigos tornaram-se verdadeiros escravos do WhatsApp e não se deram conta. E eu – que começo a organizar nosso jantar semanal dois dias antes, comprando as bebidas, a salada, a carne, o carvão – acabava ficando isolado junto à churrasqueira. Por isso, foi preciso radicalizar: ao chegar ao quiosque onde ocorre nossa confraternização, há 5 minutos para finalizar a conversa com a esposa, familiares e dos infindáveis grupos virtuais. Em seguida, todos os celulares – inclusive o meu – são recolhidos e só podem ser pegos momentaneamente se estiverem recebendo ligações.

No início, foi o ‘‘muro das lamentações’’, mas, agora, me agradecem, pois voltamos aos velhos tempos: conversamos e contamos piadas. O jantar cumpre a sua função primordial, que é a de desestressar. Por isso, neste final de ano, deixe o smartphone um pouco de lado e dê atenção para seus pais, para seus avós. Eles não estarão neste plano para sempre. E pare de culpar a tecnologia, e sim o uso errado que fazemos dela.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS