Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Novo Hamburgo

Fundação de Saúde abre sindicância para apurar ingestão de produto vencido no laboratório

Postagem em rede social motivou investigação
06/12/2017 18:26 06/12/2017 18:28

Facebook/Reprodução
Foto postada em rede social mostra frasco com rótulo em que consta prazo de validade de 6 de junho de 2017
A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) instaurou uma sindicância para apurar o caso de uma gestante que teria recebido glicose com prazo de validade vencido no início deste mês. O fato aconteceu no laboratório municipal e foi divulgado pela mãe da paciente em sua página no Facebook na última terça-feira (5), com uma foto em que se vê um frasco em cuja etiqueta consta validade até 6 de junho deste ano.

Ainda ontem, a FSNH emitiu uma nota, também pelo Facebook, em que afirma ter determinado a realização de um balanço de todos os insumos, medicamentos e materiais hospitalares "em todos os setores e unidades básicas de saúde (UBS) de gerência da fundação".

Segundo a nota divulgada pela FSNH, o frasco fotografado é de solução concentrada de glicose pronta para uso, utilizada no teste de tolerância à substância. Conforme a FSNH, a glicose não é medicamento, e por isso não causaria efeito colateral à saúde. A fundação diz que lamenta o fato e que os vidros restantes do produto foram descartados e uma nova compra, encaminhada.

A FSNH ainda informou que a paciente foi contatada para esclarecimento sobre a inexistência de efeitos negativos em sua saúde. Caso alguma gestante tenha alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato com a coordenação do laboratório, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Leia a íntegra da nota da FSNH

NOTA DE ESCLARECIMENTO: Frascos com validade ultrapassada
A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo esclarece os últimos acontecimentos envolvendo frascos de Glicose com validade ultrapassada. O frasco em questão trata-se de solução concentrada de glicose pronta para uso, utilizada para a sobrecarga de glicose no organismo daqueles que realizam o teste de tolerância à substância. É de conhecimento técnico que não se trata de medicamento, por isso não causa efeito negativo na saúde do Usuário.

Lamentamos o ocorrido motivado por um lote extenso comprado em meados de 2016. Os frascos restantes foram descartados e nova compra encaminhada. Quanto ao caso relatado em Rede Social, informamos que a usuária foi contatada para esclarecimento sobre a inexistência de efeitos negativos em sua saúde.

Uma Sindicância foi instaurada para apuração dos fatos e para que sejam tomadas as medidas administrativas necessárias. A Fundação de Saúde também emitiu nesta terça-feira, dia 05, Ordem de Serviço determinando que seja realizado balanço de todos os insumos, medicamentos e materiais em todos os setores hospitalares e Unidades Básicas de Saúde de gerência da instituição.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS