Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Segurança pública

Operação Papai Noel reforçará policiamento nas áreas centrais de 16 cidades da região

Em Novo Hamburgo, operação será lançada nesta quinta-feira (7)
07/12/2017 07:04 07/12/2017 09:49


Jonas Spindler/BM/Divulgação
Operação Papai Noel reforça policiamento nas ruas em época de compras de Natal
Em tempo de festas de fim de ano, uma ação da Brigada Militar irá reforçar a segurança nas áreas comerciais das cidades. No Vale do Sinos, a Operação Papai Noel garantirá uma atenção especial a lojistas e consumidores de 16 cidades, com a presença de mais policiais nas ruas, tanto nas áreas centrais dos municípios quanto nas de concentrações comerciais dos bairros. Com cerimônia solene e participação da Banda de Música da Brigada Militar, além de entidades ligadas ao comércio e autoridades municipais, a Operação Papai Noel será lançada em Novo Hamburgo a partir das 17h30 de hoje na Praça do Imigrante. Amanhã, será a vez de Sapiranga, Campo Bom, Ivoti, Dois Irmãos, Taquara, Parobé, Estância Velha, Nova Hartz, Araricá, Lindolfo Collor, Presidente Lucena e Morro Reuter. São Leopoldo, Capela de Santana e Portão já tiveram a apresentação oficial da ação na última terça.

O comandante regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, coronel Álvaro de Medeiros, explica que, como as demais operações, a ação de fim de ano irá realocar parte do efetivo da região, que hoje tem 784 policiais militares. “Como essa rotina econômica sofre modificações nesta época, a segurança pública é impactada com mais riscos de furtos, roubos e estelionatos. Assim, se faz uma adequação dos recursos disponíveis, com reforço no policiamento a pé e motorizado. O recurso é o mesmo, se faz o emprego do serviço extraordinário, readequando escalas e remanejando patrulhas de escolas em férias”, explica.

Estruturas

O comandante reforça que ações estratégicas específicas para cada cidade foram desenvolvidas. “Uma atenção será dada desde as pequenas lojas de brinquedos nos bairros às áreas de maior concentração de pessoas. Com a proporção e demanda de cada município.” O coronel ressalta que o policiamento é uma atuação conjunta com as demais forças de segurança e que os demais segmentos das cidades não deixarão de ser atendidos. A operação vai até o fim de dezembro em todo Estado.

11 cidades com núcleo de policiamento comunitário

Além da atenção nas áreas comerciais, 11 dos 12 municípios da região que compõem a área do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM) inauguram neste mês seus núcleos de policiamento comunitário, postos policiais em áreas estratégicas da cidade. “Prestamos um serviço diário para 400 mil habitantes nestas 12 cidades, então, juntamente com a ação Papai Noel, a partir do dia 13, entram em operação estes núcleos nas cidades de Sapiranga, Ivoti, Dois Irmãos, Taquara, Parobé, Estância Velha, Nova Hartz, Araricá, Lindolfo Collor, Presidente Lucena e Morro Reuter. Campo Bom já conta com quatro núcleos. Esta é mais uma ferramenta que utilizaremos, a aproximação efetiva da polícia com o cidadão”, diz o comandante do 32º BPM, major João Ailton Laruchewski.

Guarda Municipal também em alerta

Com a chegada do final do ano e o aumento da movimentação financeira e de pessoas na área central de Novo Hamburgo, a Guarda Municipal informou que também está com uma ação especial. Segundo a Prefeitura, a “Operação de Natal” já está em andamento, com o patrulhamento ostensivo intensificado em vários pontos do centro e do entorno do shopping, aumentando a segurança da população.


Recomendações

Nas compras
Evite expor dinheiro quando efetuar pagamentos;
Reserve pequenas quantidades para compras específicas;
Prefira pagar suas contas com cartão ou cheque;
Faça suas compras em horários de menos movimento;
Não deixe compras e objetos visíveis no interior do veículo.

Nos bancos
Nunca aceite ajuda de estranhos ao utilizar os caixas eletrônicos;
Evite conversar com estranhos dentro ou fora do banco;
Ao sair do banco observe se não está sendo seguido;
Se precisar sacar dinheiro à noite, realize em caixas situados em locais como supermercados ou shoppings.

Nas ruas
Previna-se contra a ação dos marginais, não ostente objetos de valor como relógios, joias, celulares, etc;
Se estiver sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial e ligue 190.


Fonte: Brigada Militar

O que dizem as entidades

Remi Scheffler
Presidente do Sindilojas-NH

“Nesta época do ano, temos um aumento significativo de pessoas nas ruas atrás de presentes para o Natal, o que também motiva a circulação de marginais. Certamente vai dar mais tranquilidade, tanto para consumidores quanto para lojistas. É uma pena que este reforço policial não permaneça nos 12 meses do ano.”

Marco Aurélio Kirsch
Diretor de Relações da ACI

“Naturalmente que saudamos esta tradicional operação da Brigada Militar que ocorre a cada final de ano e fazemos votos de que ela combata a todos os ilícitos, sejam eles de violência física ou de venda de produtos ilegais contra o nosso comércio local, considerando que a concorrência desleal é também uma violência.”

Gilberto Kasper
Presidente da CDL NH

“CDL NH e o Sindilojas-NH se reuniram com autoridades de segurança da cidade solicitando uma especial atenção ao comércio de Novo Hamburgo neste período de festas de final de ano. Não só em relação a segurança, mas também falamos dos flanelinhas e da faixa nobre. Sabemos que várias lojas de rua estenderão seus horários de trabalho.”


*Colaborou: Bruna Mattana


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS