Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Novo Hamburgo

Funcionários da coleta de lixo paralisam serviço; empresa promete pagar ainda hoje

Lixo já se acumula pela cidade
07/12/2017 13:04 07/12/2017 16:19

  • Montanha de lixo acumulada em calçada de Canudos
    Foto: Diego Pereira dos Santos/Especial
  • Lixo se acumula com funcionários paralisados
    Foto: Diego Pereira dos Santos/Especial
Sem receber a primeira parcela do décimo terceiro e o salário de novembro, funcionários da coleta de lixo de Novo Hamburgo paralisaram o serviço na manhã desta quinta-feira (7). Alguns trabalhadores, que pediram anonimato, disseram que os pagamentos deveriam ter sido feitos nos dias 1º e 5 de dezembro.

A empresa prestadora do serviço no Município, a Ecopav Construção e Solução Urbana, informou que está processando a folha de pagamento na tarde desta quinta-feira (7), e que o dinheiro referente à primeira parcela do 13º salário, ao salário de novembro, vales-transporte e vales-refeição estará na conta dos funcionários até a meia-noite.

Com a interrupção no serviço, montanhas de lixo acumulado pelas ruas foram percebidas por moradores. No bairro Canudos, o leitor Diego Pereira dos Santos flagrou o acúmulo pelas calçadas.

"Tivemos um problema de sistema para rodar a folha de todas as nossas unidades ontem, e estamos fazendo isso hoje. Graças ao apoio da Prefeitura, podemos garantir o pagamento dos colaboradores de Novo Hamburgo ainda hoje" afirmou a gerente da Ecopav para os contratos do Rio Grande do Sul, Elisângela Amaral. Além de Novo Hamburgo, onde a empresa opera em contrato emergencial, a Ecopav também tem contrato licitado com a prefeitura de Alvorada e ainda opera em outras oito cidades brasileiras. 

Segundo um funcionário, o mesmo problema já ocorria no ano passado, quando a empresa responsável pelo recolhimento do lixo não pagou os colaboradores. "Temos que cobrar na Justiça. Virou moda, dão nome só para tirar licitação. Maior descaso com os funcionários", lamentou.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura confirmou "problemas temporários e parciais na coleta, em razão da paralisação de funcionários" da prestadora do serviço. "Esta paralisação ocorre devido à falta de pagamento da primeira parcela do 13º salário, de responsabilidade exclusiva da empresa. Os pagamentos dos serviços prestados pela Ecopav à Prefeitura estão rigorosamente em dia. A regularização do serviço, atendendo a programação de rotina por bairros, também deverá ser retomada hoje”, diz a nota.

A Ecopav ressaltou que, por ser hoje o quinto dia útil do mês de dezembro, está legalmente em dia com os funcionários e que, historicamente, o 13º é pago em parcela única no dia 20 de dezembro - portanto, os colaboradores não teriam razão para paralisar. 



Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS