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Pesquisa

Comer verduras todos os dias pode evitar a perda de memória

Estudo com 960 pessoas apontou que idosos que comem folhas verdes diariamente mantêm o cérebro mais jovem
27/12/2017 11:08 27/12/2017 11:08

PixaBay/Divulgação
Uma porção diária de vegetais verdes e folhosos pode ser uma maneira simples de fortalecer a saúde do cérebro


Comer uma porção de folhas verdes por dia pode evitar a perda de memória na velhice e manter o cérebro mais jovem, afirma pesquisa publicada recentemente na revista Neurology. A diferença encontrada entre idosos que comiam verduras e aqueles que não comiam foi o equivalente a ter 11 anos de idade a menos. 

Embora o estudo tenha sido baseado em questionários e, portanto, não tenha fornecido uma relação de causa e efeito, os pesquisadores disseram que oferece mais evidências da associação entre alimentação saudável e envelhecimento com qualidade. "Adicionar uma porção diária de vegetais verdes e folhosos à sua dieta pode ser uma maneira simples de fortalecer a saúde do cérebro", disse a autora do trabalho, Martha Clare Morris, do Rush University Medical Center, em Chicago, nos Estados Unidos.

A pesquisa acompanhou 960 pessoas com uma média de idade de 81 anos por quase cinco anos. Nenhuma delas tinha demência ao entrar no estudo. Os participantes preencheram questionários que perguntavam com que frequência comiam certos alimentos, incluindo espinafre, couve e alface. Eles também tiveram suas habilidades de pensamento e memória testadas uma vez por ano.

As pessoas que comiam mais vegetais registraram em média 1,3 porção por dia. Aqueles no extremo oposto do espectro comiam 0,1 porção por dia. Uma porção equivale a cerca de meia xícara do vegetal cozido. As pessoas que comiam pelo menos uma porção por dia "tiveram uma taxa de declínio mais lenta em testes de memória e habilidades de pensamento do que as pessoas que nunca ou raramente comiam esses vegetais", afirmou o estudo.

Esses resultados persistiram mesmo depois de que os pesquisadores consideraram fatores como tabagismo, hipertensão arterial, obesidade, nível educacional e exercícios físicos e mentais.


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