Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Controlados

Apps para as crianças brincarem nas férias

Opções trazem programação pré-selecionada e oferecem controle customizado dos pais
16/01/2018 18:01 17/01/2018 20:09

Reprodução
Logotipo do Youtube Kids, aplicativo de vídeos infantis disponível para Android e iOS
Todo mundo concorda que criança deve brincar ao ar livre e aproveitar a natureza ou pelo menos a pracinha e o pátio sempre que possível. Especialmente nas férias. Só que, vamos combinar, com a galerinha em férias acaba tendo sempre algum momento no qual a turminha obrigada a ficar em casa na chuva ou à noite cansa dos brinquedos e fica empilhada em frente à tevê. Nestas horas em que você contemplar a possibilidade de deixar os pequenos brincando com o tablet ou o smartphone, tem duas opções legais de app para considerar.

Uma delas é para quem já assina algum pacote de tevê por assinatura. O Gloob Play, disponível para Android e iOS (sistema dos iPhones e iPads), é uma alternativa legal. Uma vez instalado, ele requer login pela senha cadastrada nos apps da Globosat ou no site da sua operadora. Depois de feito isso, o app solicita informações sobre o perfil da criança que vai usar, para que controle a programação disponível para sua faixa etária. A partir daí, é só brincar. Tem vídeos, tem programação ao vivo e também tem joguinhos, quase todos usando touchscreen ou o controle de inclinação dos dispositivos. Por estar ligado à programação do canal infantil da Globosat, o Gloob Play oferece programação controlada, sem violência ou apelação, e os jogos têm personagens conhecidos, como LadyBug (veja o vídeo abaixo).

Outra opção é o app YouTube Kids. É um Youtube feito para crianças, com vídeos selecionados para a faixa etária do perfil que for cadastrado. O app é gratuito e não requer assinatura, porém os pais devem configurá-lo em uma área restrita, onde serão marcadas preferências como a idade do filho e o idioma dos vídeos. O YouTube Kids é bem configurável. Um dos recursos legais é que dá para fazer login com o usuário do Google, e configurar avisos no seu e-mail. Dá até para dar uma controlada no que a galerinha assiste. Outra coisa interessante é que, além de configurar a idade para os vídeos que são sugeridos, dá para trancar a busca e também bloquear canais ou vídeos com os quais você não concorda. Apesar dos recursos, o app alerta que não é 100% à prova de algum imprevisto, porque a triagem dos vídeos é automática. Um teste mostrou que o app tem vídeos bem adequados à faixa etária escolhida, porém a função de bloqueio não funciona sempre. Ainda assim, o bloqueio é mais uma questão de preferência por algo que se prefere que o filho não assista. Não é uma questão de impropriedade.

Claro que não custa lembrar que o tempo da gurizada na frente do tablet ou smartphone deve ser controlado. Uma hora ao dia já está de bom tamanho. Duas em caso de chuva. O suficiente para você preparar o almoço ou lavar a louça sossegado.

Um conselho, em se tratando de apps de vídeo, é permitir o acesso somente na rede doméstica, de wi-fi. O consumo de banda para quem estiver no acesso via dados móveis pode ser proibitivo.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS