Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE

Litoral norte prepara as festividades de Navegantes

Atividades em Imbé e Tramandaí ocorrerão na próxima sexta-feira
30/01/2018 09:17 30/01/2018 09:17

Pastoral da Comunicação Tramandaí/Divulgação
Em Tramandaí, a expectativa é de três mil pessoas em 2018
Na próxima sexta-feira é celebrado o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e o litoral norte já prepara suas festividades. Grande festa ocorre em Tramandaí, com saída da procissão de Imbé. Segundo o pároco da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, que compreende os municípios de Tramandaí e Imbé, frei Irineu Trentin, as comemorações iniciaram dia 24 de janeiro. “Começamos a novena em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes. Ela é feita nove noites anteriores ao dia 2 e sempre às 19 horas. Será uma data muito especial, até porque se comemora a 110a festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Esperamos três mil pessoas”, diz Trentin.

A festividade dia 2 começa às 10h30, com missa festiva na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes (Igreja Mariz), em Tramandaí. Às 12 horas, será servido churrasco no salão da paróquia e, às 18 horas, será celebrada a missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Imbé. Logo após, ocorre a procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, que irá percorrer as ruas do município até chegar a Tramandaí. Por volta das 19h30, haverá missa campal com o bispo dom Jaime Pedro Kohl, da diocese de Osório. E a temática da festividade este ano está relacionada com a Campanha da Fraternidade. “A temática está relacionada ao Ano Nacional do Laicato, dos leigos e leigas de fé, participantes da vida da igreja, e também da Campanha da Fraternidade, que é a superação da violência, tendo como lema, unidos pela paz”, diz o pároco.

Torres

A Paróquia São Domingos de Torres, que assim como a paróquia de Tramandaí/Imbé faz parte da diocese de Osório, também realiza programação especial em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes. A programação na sexta-feira começa com a missa na Igreja Santa Luzia, às 9 horas. Às 17 horas tem início a procissão motorizada, levando a imagem da padroeira dos pescadores, marinheiros e de todos que têm relação com as águas. O trajeto passa pela Avenida Benjamin Constant, seguindo pelas margens do Rio Mampituba até a beira-mar dos Molhes. A partir desse ponto, a procissão passará pela Praia Grande em direção à Igreja São Domingos, onde os diáconos Arnaldo José de Mello e Paulo José Machado darão a bênção aos veículos participantes. Da Igreja São Domingos, a procissão seguirá então para a Praia da Cal, na Praça Nossa Senhora dos Navegantes, onde ocorrerá a Celebração Eucarística às 18 horas, presidida pelo pároco, padre Leonir Alves.

Saiba mais

Conforme a Diocese de Osório, a devoção à Nossa Senhora dos Navegantes é antiga e teria desembarcado com os portugueses no Brasil. Hoje é de grande importância para a fé e cultura, especialmente nas cidades banhadas por mar, rios e lagoas. A proteção de Nossa Senhora dos Navegantes seria evocada por cristãos que cruzavam os mares desde a Idade Média. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS