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Motores

Tecnologias rumo à autonomia total

Conheça 5 sistemas inteligentes disponíveis em veículos da Ford que dão aquela mão para o motorista.

Sistemas capazes de detectar carros e pedestres, podendo até parar o carro automaticamente e evitar acidentes, bem como piloto automático adaptativo que mantém a distância do veículo da frente, ao melhor estilo ‘‘siga o mestre’’.

Hoje muitos modelos da Ford já contam com recursos avançados de tecnologia semiautônoma e de assistência que conseguem detectar e evitar erros na condução. São os chamados carros inteligentes, que “julgam” as habilidades do motorista e corrigem seu comportamento para ajudá-lo a dirigir melhor e evitar acidentes. Isso porque a montadora tem como meta lançar comercialmente um carro totalmente autônomo até 2021.

Cinco dessas tecnologias para uma direção mais segura e menos estressante já estão disponíveis em veículos vendidos no País. As suas funcionalidades podem variar de acordo com o modelo e versão, conforme mostrado no site da Ford (www.ford.com.br). Há também vídeos para demonstrar os sistemas de alerta de fadiga e de permanência em faixa.

1 - Alerta de Colisão e Detecção de Pedestres

O sistema de alerta de colisão com assistência de frenagem, oferecido no Fusion e no Edge, funciona por meio de radar e câmera em velocidades a partir de 3,6 km/h, disparando alertas sonoro e visual ao detectar a possibilidade de colisão com um veículo à frente, ao mesmo tempo em que pré-carrega os freios para uma resposta mais rápida. O sistema de detecção de pedestres oferecido no Fusion opera de modo semelhante, rastreando por radar e câmera a movimentação de pessoas à frente do veículo, em velocidades de 3,6 km/h a 80 km/h.

2 - Alerta de Fadiga

O alerta de fadiga, disponível no Fusion e no Edge, monitora o comportamento do veículo para detectar se o motorista está distraído ou cochilando. Com o auxílio de câmeras, avalia o nível de atenção pela movimentação do carro dentro da faixa de rodagem. Se o veículo sair da faixa com certa frequência, recomenda uma parada para descanso com um alerta no painel e um aviso sonoro.

3 - Permanência de faixa 

Se o motorista sair da faixa de rodagem sem acionar o pisca, o equipamento, disponível no Fusion e no Edge, identifica a manobra como não intencional e gera um alerta produzindo uma vibração no volante. Se ele não responder ao alerta, o sistema atua na direção para corrigir a trajetória e manter o veículo na faixa. É acionado por teclas no volante.

4 - Piloto automático adaptativo

O piloto automático adaptativo com “stop and go”, disponível no Fusion, consiste em uma evolução do piloto automático convencional. Além de manter a velocidade programada do veículo, permite selecionar uma distância segura do carro à frente e, se o trânsito parar, é capaz de frear totalmente – voltando a acelerar se o fluxo for retomado dentro de 3 s. Depois desse tempo, precisa ser reativado.

5 - Controle de estabilidade

Se o motorista desviar rapidamente de um obstáculo e o veículo perder tração, o sistema interpreta que ele precisa de ajuda para recuperar o controle. O controle eletrônico de estabilidade (ESP) aciona os freios individualmente em cada roda e ajusta o torque do motor para recuperar a estabilidade do veículo e evitar que derrape. Uma luz no painel se acende para indicar que foi ativado. O recurso está disponível em toda a linha Ford no Brasil.

Corolla recebe facelift e controles de tração e estabilidade

Os 50 anos do sedã japonês são marcados com novos itens tecnológicos e o retorno da versão esportiva XRS.

Toyota /Divulgação
Novo desenho do Corolla garante uma presença mais marcante ao sedã
No aniversário de 50 anos, o Toyota Corolla foi repaginado para ficar mais arrojado, moderno e dinâmico. A segurança é novamente destaque no sedã médio que mais vende no mundo e também no Brasil. Uma das novidades é o retorno da versão XRS, com itens como aerofólio traseiro, saias esportivas, ponteira de escapamento cromada e interior na cor preta. Além disso, a linha 2018 passa a contar com os tão desejados controles de tração e estabilidade, além de assistente de subida e sete air bags para toda a linha, reforçando  a segurança do modelo, que é cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCap.

São seis versões: GLi 1.8 com transmissão manual de seis velocidades; GLi 1.8 e GLi 1.8 Upper com transmissão automática Multi-Drive, que simula sete velocidades nos modos Drive e sequencial, por meio de trocas na alavanca de transmissão; XEi, XRS e Altis, todas com motor 2.0 e equipadas com a mesma transmissão automática Multi-Drive, incrementada com a possibilidade de trocas de marchas manuais no modo sequencial, tanto na alavanca do câmbio quanto por meio de borboletas localizadas atrás do volante.

  • Na versão Altis, banco de couro é opção
    Foto:Toyota /Divulgação
  • Na traseira, as mudanças se concentram principalmente nas lanternas, que agora são de LED em toda a linha e com nova disposição das luzes
    Foto:Toyota /Divulgação
  • A partir da versão XEi, o Corolla ganhou também uma antena no estilo shark fin (barbatana de tubarão) e rodas de liga leve de 17' '
    Foto:Toyota /Divulgação

Motor e transmissão

Quanto à motorização, não há novidades. São duas opções:

1.8 Flexfuel: Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, rende 144 cv a 6.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 139 cv a 6.000 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 18,6 kgfm (com etanol) e 17,7 kgfm (com gasolina), sempre a 4.800 rpm.

2.0 Flexfuel: Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, desenvolve 154 cv a 5.800 rpm, quando abastecido com etanol, e 143 cv de potência a 5.800 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 20,7 kgfm a 4.800 giros (com etanol) e 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina).

Ambos os motores são construídos com bloco e cabeçote em alumínio.

Toyota /Divulgação
Corolla 2018 mantém os dois tipos de motorização atuais: 1.8L Flexfuel e 2.0L Flexfuel

As transmissões são a manual de seis velocidades, para a versão de entrada GLi, e a automática Multi-Drive, disponível nas outras versões. A transmissão Multi-Drive deriva da tecnologia CVT, e foi adotada para atender o consumidor brasileiro, que privilegia desempenho, sem abrir mão do conforto e do baixo consumo de combustível. Seu diferencial é um software de gerenciamento, que reproduz sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive.

A transmissão Multi-Drive da Toyota oferece, em todas as versões, a possibilidade de trocas manuais sequenciais. Na GLi, é feita exclusivamente pela alavanca de câmbio. Nas versões XEi, XRS e Altis, as trocas sequenciais também podem ser feitas por meio das borboletas localizadas atrás do volante. Estas três versões do sedã possuem a tecla “Sport Mode” que, quando acionada, altera o mapeamento do software de gerenciamento da transmissão e proporciona ao Corolla um comportamento dinâmico mais esportivo.

Segurança 

Todas as versões da linha 2018 ganharam Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Controle Eletrônico de Tração (TRC) e Assistente de Subida (HAC). Além disso, os dois air bags do tipo cortina, antes disponíveis apenas na Altis, tornaram-se itens de série para toda a linha. Com o aprimoramento, o modelo soma sete air bags – dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista.

Toyota /Divulgação
As transmissões que equipam a linha 2018 são as já conhecidas, manual de seis velocidades, para a versão de entrada GLi, e a consagrada automática Multi-Drive, disponível nas outras versões

Entre outros equipamentos de segurança estão o sistema de ancoragem Isofix para cadeiras infantis nos bancos traseiros, travamento automático das quatro portas a 20 km/h, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força; freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem; luz de frenagem emergencial automática, acendimento automático dos faróis (nas versões XEi, XRS e Altis) e sensor de chuva (Altis).

Assessórios

A Toyota possui uma linha de acessórios composta por mais de 150 itens, que atendem aos mais diferentes gostos e necessidades. No caso do Corolla 2018, são cerca de 45 produtos genuínos, desenvolvidos com o padrão de qualidade e segurança da marca, sendo que dez deles estão sendo lançados com o novo carro.

Toyota /Divulgação
Em todas as versões, o painel mantém o tema horizontal, ampliando a sensação de espaço aos ocupantes. As zonas de informação (instrumentos) e operação (Áudio/Multimídia e controles do ar-condicionado) estão posicionadas de forma intuitiva

Dentre as novidades, estão itens de segurança, como o sensor de estacionamento frontal e alarme ultrassônico; que ressaltam a esportividade, como lâmpada branca para os faróis dianteiros e luzes de LED para os de neblina, e de tecnologia, como um gravador de vídeo digital. Todos os acessórios, novos e atuais, harmonizam-se com as linhas de design do carro e garantem ainda mais conforto e praticidade.

A linha de acessórios originais oferece 12 meses de garantia e cobertura total da rede de concessionárias.

Cores

O modelo está disponível nas seguintes cores: branco perolizado, prata supernova, cinza granito, preto eclipse, vermelho granada e na nova cor marrom urban. Já a XRS conta apenas com as cores branco polar e preto. eclipse.

Toyota /Divulgação
Versão Altis, a mais completa, sai por R$ 114.990,00

Os preços

1.8 L GLi manual: R$ 69,69 mil

1.8L GLi Multi-Drive: R$ 69,99 mil

1.8L GLi Upper Multi-Drive:  R$ 90,99 mil

2.0L XEi Multi-Drive: R$ 99,99 mil

]2.0L XRS Multi-Drive: R$ 108,99 mil

2.0L Altis Multi-Drive: R$ 114,99 mil

 

Fonte: Toyota

 

 

CarHouse apresenta nesta sexta e sábado o novo Corolla

Além de uma leve reestilização, modelo ganha controles de tração e estabilidade.

Adair Santos/GES-Especial
Eric e Jorge Heck, de Ivoti, conferiram as novidades nesta sexta-feira

Novos faróis, lanternas e os tão desejados controles de tração e estabilidade. A CarHouse Novo Hamburgo apresenta desde ontem o Corolla 2018. Neste sábado (18), receberá novamente os seus clientes das 8h30 às 17 horas, na loja localizada às margens da BR-116 (Rua Ignácio Treis, 761, bairro Ideal). 

Adair Santos/GES-Especial
Thomás Lipp destaca o ganho em segurança da linha 2018

Jorge Heck, 51 anos, e seu filho Eric, 26, moradores de Ivoti, venderam um Corolla nesta semana para comprar o novo. ‘‘As rodas maiores, aro 17’’, deixaram o carro mais encorpado e esportivo’’, elogia Eric.

O gerente da loja, Thomás Lipp, revela que outra novidade é a volta da versão esportiva XRS, por R$ 110,74 mil. Seus diferenciais são os spoilers e o aerofólio traseiro equipado com LED. Os preços da linha oscilam entre R$ 69,9 mil (GLi automática) e R$ 116,74 mil (Altis). Já a linha 2017 tem condições especiais.

Adair Santos/GES-Especial
Versão XRS conta com aerofólio dotado de LED e extrator de ar no para-choque traseiro

WR-V chega ao mercado por R$ 79,4 mil

Novo SUV da Honda está sendo lançado em Foz do Iguaçu.

Foz do Iguaçu, Paraná - A Honda revelou, na noite desta segunda-feira (13), os preços do seu novo carro, o WR-V. São duas versões: a EX chegará nas concessionárias por R$ 79,4 mil e, a EXL, por R$ 83,4 mil.   

A apresentação oficial à imprensa ocorre em um dos destinos turísticos mais populares do mundo, Foz do Iguaçu. O novo Honda chega para atender à crescente demanda por utilitários esportivos. Baseado no Fit, conta com suspensão elevada e um visual aventureiro diferenciado. As duas versões possuem uma gama de mais de 30 itens de acessórios. 

A chegada às lojas está prevista para o dia 24 de março. Além do Brasil, o modelo será comercializado em países da America do Sul e também na Índia.

Viagem a convite da Honda

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