

Enviar por e-mailDaquela série de dicas básicas que os leitores do blog pedem, o conselho do dia é com os cibercafés.
Todo mundo sabe que é preciso tomar cuidado nestes lugares. Tipo assim, não acessar dados sigilosos, como por exemplo home banking. E tenha certeza de que o seu e-mail, por sua vez, não tem este tipo de informação, já que quando você acessa de um lugar aberto pode deixar uma porta para que invadam sua correspondência eletrônica.
Até aí é um cuidado que certamente todo mundo toma. A maioria sabe que não deve se expor em locais públicos. Mas tem uma coisa para a qual alguns não se dão conta. Cuidado para não perder trabalho.
É que os cibercafés em geral, justamente para preservar a segurança dos usuários, tomam algumas precauções para evitar que dados dos clientes fiquem disponíveis. Geralmente as estações são resetadas após cada sessão, e todos os arquivos temporários somem. Mais que isso: há máquinas que são configuradas para restaurar uma imagem anterior à sessão. Ou seja, nada do que você tenha feito no computador vai ficar registrado. Isso evita que usuários, acidentalmente ou não, danifiquem o sistema.
Mas esta precaução também pode fazer alguém perder dados. Mais de uma pessoa já perdeu trabalhos que digitava em cibercafés. Alguns se esquecem que não estão em um computador particular e salvam na área de trabalho ou no disco local, e a coisa some. Às vezes ainda durante a sessão, conforme o tipo de configuração da casa. Outros podem ser vítimas de bugs mesmo. Alguns sistemas penduram por alguns segundos e, na volta, somem com o trabalho do usuário, que por causa da configuração especial não fica salvo.
Então, fique atento. Claro que tem muita gente que faz todo o seu trabalho de aula ou até trabalhos à distância em cibercafés sem encontrar problemas deste tipo. Os terminais públicos são um serviço importante nesta era eletrônica, e são algo muito bom. Mas vale a cautela.