Publicidade
Notícias | Região Veja programação

Painel Guardiões do Rio dos Sinos segue hoje e amanhã

Nesta quarta, tema é 'Os desafios do abastecimento de água e do tratamento de esgoto'

Por Fábio Radke
Última atualização: 28.06.2017 às 09:56

WebTV/WebTV
Debate de abertura do painel Guardiões do Rio dos Sinos

A discussão sobre parcerias entre poder público e sociedade civil em prol do meio ambiente abriu o Painel Guardiões do Rio dos Sinos. Apresentado pelo coordenador de jornalismo da Rádio ABC, Paulo Langaro, o debate contou com especialistas na sede do Grupo Sinos, das 18 às 19 horas. Hoje, no mesmo horário, ocorre o segundo dia do painel. Antes, às 15h30, haverá passeio de lancha pelo Sinos entre São Leopoldo e Novo Hamburgo para verificar as condições do rio, com o professor da pós-graduação de qualidade ambiental da Feevale Fernando Spilki.

“O Brasil hoje carece de planejamento. São pensados quatro anos de exercício de poder, sem sequência”, opinou ontem o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos (Comitesinos), Adolfo Klein. “Existe um déficit no tratamento de esgoto. Tivemos um salto em alguns Municípios, com ações contínuas e projetos que realizamos”, disse o diretor de planejamento e captação de recursos do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos (Pró-Sinos), Maurício Prass.

O representante do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Sinos (Consinos), Carlos Augusto do Nascimento, falou sobre um desafio das cidades. “É importante reter a água e não deixar que volte ao seu ciclo, reservando para usá-la em outro momento”, disse. O painel integra as comemorações de 60 anos do Grupo Sinos e é transmitido ao vivo pela Rádio ABC e sites de jornais (tabela ao lado).

Temas e convidados

Quarta-feira

Tema: Os desafios do abastecimento de água e do tratamento de esgoto.

Convidados: diretor geral da Comusa, Sílvio Paulo Klein; diretor geral do Serviço de água e esgoto de São Leopoldo (Semae), Nestor Schwertner; diretor técnico da Corsan, Antonio Gomes.

Quinta-feira

Tema: O papel do poder executivo na preservação do Rio dos Sinos.

Convidadas: secretária do Meio Ambiente do Estado, Ana Pelini; prefeita de Sapiranga e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvrs), Corinha Molling; prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt.

Apoiadores

O evento é uma realização do Grupo Sinos, com apoio da prefeitura de Sapiranga, Tecnolar, Comusa, Semae, Corsan, Comitesinos, Consinos, Consórcio Pró-Sinos e Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Veja o debate de abertura

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.