Publicidade
Cotidiano | Viver com saúde Nutrição

Sem exageros, amendoim pode ser aliado da boa forma

Consumo do alimento auxilia ainda na prevenção de doenças do sistema nervoso e do câncer

Última atualização: 04.05.2018 às 11:54

Naeem-Akram/Pixabay
Amendoim
Com uma composição nutricional que traz benefícios à saúde, o amendoim, consumido em quantidade moderada, é fonte de fibras e um verdadeiro aliado da boa forma.

Rico em gorduras boas, como o Ômega 3, a leguminosa ajuda a diminuir a inflamação no corpo, a proteger o coração contra doenças cardíacas, além de auxiliar o funcionamento regular do intestino. Porém, sem exageros: uma porção de 100 g de amendoim tem cerca de 560 calorias.

A nutricionista e consultora em alimentos Cyntia Maureen destaca que o popular alimento é composto por vitaminas, especialmente E e aquelas do complexo B, e minerais. Por conter uma combinação de três macronutrientes – gordura, proteína e carboidrato – essa leguminosa contribui para uma refeição completa. “Ele ativa o centro cerebral que controla nossa saciedade e faz com que a fome demore mais a aparecer”, pontua a nutricionista.

A delícia ainda entra na prevenção de doenças. Devido à presença de substâncias como fitoesteroides, resveratrol, ácido fítico e ácido fólico, o amendoim ajuda na prevenção do câncer de cólon. “O consumo regular de vitamina B3 pode ainda ajudar na proteção contra o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer e o declínio cognitivo que se apresenta com o avanço da idade.” 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.