Publicidade
Opinião Opinião do repórter

O exemplo do voluntariado

Leia opinião de João Víctor Torres

Publicada: 22.10.2018 às 08:00

Doar parte de seu tempo. Algo raro em uma sociedade que classifica horas, minutos e segundos como sinônimo de rendimentos financeiros. Afinal, “tempo é dinheiro”. É o que dizem por aí. Não precisamos ir muito longe para encontrar exemplos de pessoas que se dedicam, sem cobrar nada por isso, a fazer o bem. Isso, inegavelmente, é algo relativo.

Em Igrejinha, por exemplo, a cidade transpira Oktoberfest. A festa mobiliza 3 mil pessoas que, durante seus 12 dias de programação, trabalham voluntariamente. É um número expressivo para qualquer cidade do mundo. Ainda mais quando este quantitativo representa, aproximadamente, 10% da população local. Mais impressionante do que este dado, só o fato que a lista de espera possui cerca de mil nomes aguardando sua oportunidade.

Fazer parte do “time Oktober” é um orgulho que não se traduz em palavras. O município enxerga sua potencialidade e, graças ao sucesso de sua maior festa, entidades são beneficiadas. Dinheiro é empregado em saúde, segurança e educação.

Soube por parte de alguns organizadores que, anualmente, muitos municípios procuram a diretoria da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha para saber a “receita”. O exemplo empolga mesmo, não só pelo volume de associações e entidades beneficiadas, mas pelo legado de voluntarismo deixado por milhares de pessoas. E tenho a certeza de que ele seguirá, porque o sentimento se multiplica. A população reconhece isso.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.