Jornais
FECHAR
  • Jornal VS
  • Diário de Canoas
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 27/04/2015 - 15h44
Última atualização em 27/04/2015 - 15h59

Mude e melhore o seu sorriso com lentes de contato ou facetas de porcelana

Técnica odontológica corrige as imperfeições

Camila Hugentobler - camila.hugentobler@gruposinos.com.br

ConsultórioVocê já deve ter parado para pensar por que o sorriso daquele famoso ator de novela é tão perfeito. Ou mais, já teve ter desejado em ter os dentes tão brancos, retos e simétricos como sua atriz preferida. Pois isso não precisa mais ser uma utopia na sua vida. Mais conhecidas no tratamento oftalmológico, as lentes de contato deixaram de ser um recurso apenas para melhorar a visão. Atualmente elas também estão presentes nos consultórios odontológicos e são usadas para corrigir e aperfeiçoar sorrisos. 
 
A doutora em odontologia e especialista em implantologia Gabriela Consalter, que aplica a técnica em seu consultório em São Leopoldo, explica que as lentes de contato para os dentes são uma das maneiras de corrigir as imperfeições, a outra são as facetas de porcelana. “Ambas têm o mesmo papel, a diferença está na espessura do material que nas lentes de contato é de 0,3 a 0,5 milímetros e nas facetas é de um a 1,5 milímetros”, diz. Segundo Gabriela, as facetas são lâminas ultrafinas de porcelana que servem para revestir a superfície do dente e corrigir problemas maiores, como alteração de cor ou de forma do dente. Já as lentes de contato são geralmente usadas para alterar e preencher espaços entre os dentes.

Conforme a especialista, o procedimento começa com uma consulta de avaliação, onde o paciente fala sobre suas expectativas e o que está incomodando no sorriso. “Após isso, fazemos fotos, moldes e vídeos do paciente para estudar as proporções do sorriso e ver o que fica melhor”, explica. “São analisados o formato do rosto e o formato do dente para se adequar ao rosto”. Após a coleta de todos os dados, o material é inserido no programa Digital Smile Design, uma técnica de planejamento bastante difundida pelo mundo. “Assim, conseguimos fazer todas as medições para tornar o sorriso adequado para o paciente”, complementa.
 
Planejamento e resultados
AntesJunto com todas as imagens e os moldes do paciente, o próximo passo é uma nova consulta para a apresentação do planejamento virtual. “Nesta etapa conseguimos fazer uma simulação de como é e como irão ficar os dentes”, explica
Gabriela. Para acompanhar todo o procedimento, o paciente tem ainda uma simulação real por meio de um ensaio 
Depoisrestaurador. “Fizemos os dentes em resina acrílica, permitindo que a pessoa veja como seus dentes irão ficar. É uma espécie de brincadeira para o paciente ver como irá se sentir após tudo concluído”, relata. “Nesta etapa ele tem a liberdade de opinar sobre o formato do dente, pode fazer suas escolha”. A próxima, e última, etapa chega com a colocação das facetas ou lentes de contato. O material é acimentado (colado) nos dentes permanentes. “Muitas pessoas me perguntam se essas lâminas descolam com facilidade. Eu respondo que atualmente o processo da cimentação teve um desenvolvimento muito grande sendo muito difícil que isso venha a ocorrer, ainda mais pela forte adesão que o cimento tem no dente”, conclui Gabriela.
 
INDICAÇÕES
As facetas de porcelana e as lentes de contatos para os dentes são indicadas para pessoas que apresentam imperfeições, manchas leves, lascas e fraturas, espaços excessivos entre os dentes (diastemas) e pequenas diferenças de alinhamento dentário. Outra procura bastante comum no consultório, segundo a dentista, são de pessoas com dentes muito pequenos e com a gengiva muito grande. “Nesses casos conseguimos fazer um recorte da gengiva para que o dente apareça mais e depois fizemos a colocação das facetas”, complementa.
 

Publicidade