Jornais
FECHAR
  • Jornal VS
  • Diário de Canoas
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 04/05/2015 - 10h50
Última atualização em 04/05/2015 - 11h20

Ex-CEO da HP, republicana Carly Fiorina anuncia pré-candidatura

Ela é a primeira mulher a se declarar pré-candidata pelos republicanos

Agência O Globo

Foto: AFP
Ex-CEO da Hewlett-Packard, a empresária Carly Fiorina anunciou nesta segunda-feira sua pré-candidatura à Presidência dos EUA pelo Partido Republicano. Em entrevista ao programa Good Morning America, da ABC, ela disse que suas plataformas de campanha se focarão principalmente em sua condução da economia.

"Acho que sou a melhor pessoa para o cargo porque entendo como a economia realmente funciona. Entendo o mundo, quem está nele, como o mundo funciona". Primeira mulher a se declarar pré-candidata pelos republicanos, Fiorina está entre os últimos colocados nas pesquisas internas. Ela se junta a uma disputa com nomes como Marco Rubio, Ted Cruz, Scott Walker e Ben Carson, além do provável anúncio de Jeb Bush, ex-governador da Flórida.

Aos 60 anos, ela se posiciona como uma conservadora cristã e favor de uma economia baseada no livre mercado. Ela nunca ocupou um cargo público, apesar de ter disputado o Senado. Fiorina foi forçada pela HP a pedir demissão em 2005, enquanto a companhia de tecnologia sofria para incorporar a Compaq após uma fusão de US$ 19 bilhões. Muitas funcionários criticaram em outras épocas atitudes de autopromoção da ex-CEO. Ela perdeu a filha, Lori, e encarou um câncer de mama ao mesmo tempo, em 2010.
 

Publicidade