Jornais
FECHAR
  • Jornal VS
  • Diário de Canoas
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 29/06/2015 - 17h34
Última atualização em 29/06/2015 - 17h41

App Google Opinion Rewards paga ao usuário para responder pesquisas

Ferramenta começou a ser disponibilizada no Brasil a partir deste 29 de junho

André Moraes - andre.moraes@gruposinos.com.br

Foto: Divulgação
O Google lançou no Brasil oficialmente seu Google Opinion Rewards, um app de pesquisas que paga ao usuário para que responda a pesquisas. O programa está disponível na Google Play, a loja de aplicativos do Android. O usuário descarrega o app, faz cadastro e, então, passa a receber uma pergunta por semana. Preencher a pesquisa rende até 3 reais, que passam a ser disponibilizados para aquele usuário na própria Google Play.
 
O Google Opinion Rewards é uma investida do Google nas pesquisas de opinião, que são um dos serviços fundamentais dentro do mercado publicitário e até da indústria em geral. Várias das ferramentas do portal são direcionadas para este mercado corporativo, como o Google Analytics. O diferencial do Opinion Rewards é que ele envolve um público que vai além dos frequentadores do mundo virtual.
 
O comunicado do Google, que faz parte do resumo do app na Google Play:
 
Responda a pesquisas rápidas e ganhe créditos do Google Play com o Google Opinion Rewards, um aplicativo criado pela ferramenta Pesquisa de opinião Google.
É fácil começar a usar esse recurso. Faça o download do aplicativo e responda a perguntas básicas sobre você. Então, enviaremos pesquisas a você cerca de uma vez por semana (essa frequência pode ser maior ou menor). Você receberá uma notificação no seu celular quando houver uma pesquisa breve e relevante ao seu perfil. Além disso, você poderá receber até R$3,00 em créditos do Google Play para respondê-la. As perguntas podem variar de "Qual logotipo é melhor?" e "Qual promoção é mais interessante?" a "Para quando você está planejando sua próxima viagem?"
 
Apesar de aparentar ser vantajoso, os usuários devem levar em conta, antes de aderir, questões como o aumento de correspondência não solicitada. Avisos de celular, por exemplo, que são mencionados na descrição do aplicativo, podem irritar algumas pessoas. Vale também lembrar que se proliferam na Internet aplicativos e sites que prometem remunerar o usuário por pesquisas e terminam sendo só chamarizes para cadastrar os visitantes em listas de spammers, quando não códigos maliciosos mesmo. Não é o caso do app oficial disponível na Google Play, mas é preciso estar atento para não se cadastrar por engano em um desses outros. Além disso, a descrição do Google não especifica se o usuário vai ou não ser incluído em listas de mailing a partir de seu perfil no app. É preciso estar atento para campos a esse respeito em caso de cadastramento.
 
 

Publicidade