Jornais
FECHAR
  • Jornal VS
  • Diário de Canoas
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 08/07/2015 - 17h36
Última atualização em 08/07/2015 - 17h37

Motivação sem intermediários

Leia artigo de Francisco Pilla

Médico ginecologista e obstetra Francisco PillaFrancisco Pilla é diretor-administrativo e financeiro da Central Nacional Unimed
 
 
 
Um antigo ditado não me sai da cabeça nesses tempos em que o Brasil sofre com dificuldades políticas e econômicas: se precisar de ajuda, lembre-se de que tem uma mão na ponta do braço. Ou seja, toda motivação e vontade de melhorar a realidade estão a nosso alcance, se houver disposição para agir em lugar de reclamar. A vida que você leva hoje, em todos os aspectos – inclusive profissionais –, não se iniciou agora. Na verdade, o que acontece atualmente reflete a trajetória que você seguiu. Toda vez que fizermos algo a menos – estudar, trabalhar, inovar, apoiar, ouvir e compreender –, estaremos preparando um futuro menos brilhante.
 
Vamos fazer um exercício simples: olhar para uma foto da nossa infância. Se pudéssemos conversar conosco naquela época, o que gostaríamos de dizer sobre nosso seu futuro? Provavelmente, coisas das quais sentimos orgulho, que fizessem os olhos daquela criança, que sempre fará parte de nós, brilhar. Para tanto, temos que nos dedicar intensamente ao nosso desenvolvimento. Sim, porque pessoas que se destacam, geralmente, são dedicadas em tudo o que fazem e são aquelas que seguem valores positivos. Claro que há exceções, mas me refiro à maioria dos cidadãos.
 
Não se desmotive, portanto, se tiver de usar mais de uma condução para estudar, se o seu primeiro emprego pagar pouco ou se for difícil fazer exercícios regulares para ficar em forma. O segredo do sucesso – nem é tão segredo assim! – é perseverar e fazer o mais recomendado em relação aos seus objetivos. Ouço frequentemente familiares e amigos se queixando de que tudo iria muito bem não fossem as atitudes dos políticos, dos governantes, dos chefes, dos colegas de trabalho.
 
Sem dúvida, seria mais fácil vencer em um cenário mais favorável. Mas, e se esse cenário demorasse demais ou não chegasse nunca? Você desistiria de concretizar seus sonhos? A motivação maior tem de ser, sempre, interna, sem intermediários. Quem depende do ambiente, do cenário econômico e do reconhecimento alheio perde tempo e se afasta de suas metas mais importantes. Não deixe isso acontecer com você.

Publicidade