Jornais
FECHAR
  • Jornal VS
  • Diário de Canoas
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 05/08/2015 - 18h01
Última atualização em 05/08/2015 - 20h07

Airbus registra avião ultrassônico mais rápido que o Concorde

Aparelho patenteado pela empresa aérea atinge 4,5 vezes a velocidade do som e seria capaz de ir de Londres a Nova York em uma hora

André Moraes - andre.moraes@gruposinos.com.br

Foto: PatentYogi/Youtube
A fabricante de aviões Airbus registrou uma patente de avião de passageiros ultrassônico que poderia atingir velocidade match 4, chegando a 4,5 vezes a velocidade do som. A patente foi descoberta por um blogueiro internacional, o PatentYogi, que costuma vasculhar registros de patente em busca de notícias. Ele pegou as especificações do aparelho registrado pela Airbus e elaborou uma renderização artística de como seria o avião construído a partir das plantas (foto principal, ao lado). Rapidamente, tornou-se notícia internacional, sendo repercutido por grandes jornais.
 
Abaixo, a ilustração do avião ultrassônico que faz parte do registro público de patente da Airbus. De acordo com o projeto, o avião decolaria na vertical, utilizando um motor de foguete para a partida. No ar, ele empregaria uma combinação de propulsões de diferentes motores, incluindo turbinas. Em match 4, seria mais rápido que o antigo avião supersônico francês Concorde, que atingia match 2. O aparelho da Airbus teria a capacidade de ir de Londres a Nova York em 1 hora.
 
Ainda não há previsão de quando o avião possa entrar em operação, nem sequer confirmação de que vá ser lançado comercialmente algum dia.
 
Foto: Reprodução
 

Publicidade