Jornais
FECHAR
  • Jornal VS
  • Diário de Canoas
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 26/10/2015 - 19h30
Última atualização em 26/10/2015 - 20h18

A cigarra cantadeira

A simpática Jaquirana dá boas-vindas ao turismo rural e ecológico

Gabriela Kirch - gabriela.kirch@gruposinos.com.br

Atrás da carreta de flores, a neblina, que sempre aparece ao amanhecerNa região de Campos de Cima da Serra fica Jaquirana. A cidade, que está localizada a 189 quilômetros da capital gaúcha, se mostra simpática antes mesmo do portal de boas-vindas. O Rio das Antas, Tainhas e Camisas define Jaquirana, com imensuráveis paisagens rurais, árvores nativas, criação de bovinos e o cultivo de pomares por quase todas as propriedades da região. Além disso, o município com cerca de seis mil habitantes é caracterizado por morros, vales e ondulações. Embarque com o Turismo por Jaquirana, cidade de nome indígena Ya-Qui-Rana, que vem do Tupi Guarani e significa cigarra cantadeira.
 
CRISTO LIBERTADOR
A história de Jaquirana não se resume aos passeios ecológicos e rurais, atuais atrativos do município. O seu desbravamento e a colonização começou com a busca pelos colonizadores pelo chamado “ouro branco”, a madeira, que por volta de 1900 já trazia um valor considerável à região. Depois do farto momento, foi a vez de dignificar o que Jaquirana oferecia a sua população, através do mata nativa, do ar puro dos campos, do canto dos pássaros, da sua fauna e flora.
 
O cenário das quedas d’águas, como exemplo da cachoeira dos Venâncios (RS-439, entre Jaquirana e Cambará do Sul), é uma das opções de lazer no verão, aberta durante todo o dia. Em seu leito é possível apreciar suas águas realizando aquele bom e típico churrasco gaúcho na companhia de familiares. Quem visita o local também pode dizer adeus à dieta e se preparar para um delicioso café colonial. Uma gula que será absolvida após um passeio memorável no Morro da Cruz, local que fica o monumento do Cristo Libertador. Ponto onde é possível ter uma vista incrível de toda a cidade de Jaquirana e seus arredores.  
 
Igreja São Sebastião
Localizada no centro da cidade em frente à Praça Municipal. Construída em madeira em estilo português. Sebastião Maia foi um dos fundadores da Cidade de Jaquirana, também doador da imagem de São Sebastião para a Igreja, essa vinda da Espanha. Aberta para visitação durante o dia.

Trincheira da Revolução
A Trincheira da Revolução é caracterizada por três orifícios escavados na terra. Servia de esconderijo aos Chimangos na Revolução de 1923. Está localizada no Morro da Cruz, próximo ao monumento do Cristo Libertador.

Espaço Cultural Ney Azambuja
Quer guardar uma boa recordação de Jaquirana? O espaço cultural Ney Azambuja possui peças de porcelana antigas, que remetem à história da cidade. Em sua memória estão importantes documentos dos fundadores da cidade e de seus revolucionários. O espaço possui esse nome pela doação de alguns objetos que pertenceram à poetisa Ney Azambuja que foi moradora de Jaquirana. Para quem aprecia a cultura e história de cada lugar, vale a pena dar uma passadinha por lá. 
 
O fenômeno
Nos Campos de Cima da Serra, é comum ao amanhecer, a neblina. Toda manhã de sol é possível apreciar este belíssimo fenômeno que se forma próximo ao rio das antas.

Cachoeira Princesa dos Campos
Localizada na RS-476 é outra bela atração de Jaquirana. No local há estrutura para camping, trilhas ecológicas, piscinas naturais, campo de futebol e possibilidade de prática de rapel. Porém, o turista precisa ter os equipamentos. A infraestrutura conta com um novo belvedere de onde pode-se ter uma visão de toda a sua queda.

Passo do “S”
O rio Tainhas forma um lajeado de 80 metros de largura que despenca em uma bela cachoeira. Local para banho e camping. Quando o rio está em seu nível normal, é possível atravessá-lo de automóvel, a cavalo ou até mesmo a pé, necessitando, porém, muita cautela.

 

Imagens

  • O belo espetáculo da neblina ao amanhecer - Prefeitura de Jaquirana/Divulgação

  • Do monumento Cristo Libertador, uma vista espetacular - Prefeitura de Jaquirana/Divulgação

  • Igreja São Sebastião, construída em madeira e estilo português - Prefeitura de Jaquirana/Divulgação

  • Cachoeira Princesa dos Campos - Prefeitura de Jaquirana/Divulgação

  • O belo espetáculo da neblina ao amanhecer - Prefeitura de Jaquirana/Divulgação

Publicidade