Publicidade
Notícias | País Retaliação

Planalto notifica páginas por usar fotos do presidente em memes

Blogueiro gaúcho recebeu comunicado de departamento da presidência

Por Misael Lima
Última atualização: 22.05.2017 às 15:51

Divulgação
Email enviado pela equipe de imprensa da presidência da República
O Brasil pode estar afundando, mas os memes não podem parar. Na semana passada, com a divulgação da delação premiada de executivos da JBS envolvendo diretamente o presidente Michel Temer, as redes sociais ficaram lotadas com piadas e imagens sarcásticas do titular do Executivo.

Ao que parece, o setor de imprensa do Palácio do Planalto não gostou. Nesta segunda-feira (22), a página de humor Capinaremos, no Facebook, foi notificada via e-mail pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República. A mensagem destaca que "todas as fotografias estão liberadas para uso jornalístico e divulgação das ações governamentais. Para outras finalidades, é necessária autorização prévia da Secretaria de Imprensa da Presidência da República". 

O dono da página, o gaúcho Sandro Sanfelice, disse que essa é a primeira vez que recebe um comunicado do tipo e acredita que se deve à repercussão dos memes - que viraram inclusive objeto de reportagens. "É a única explicação né? Nunca havia recebido um e-mail do tipo."

Procurado pela reportagem, o Departamento de Produção e Divulgação de Imagens da Secretaria de Imprensa afirmou que o e-mail era referente apenas a divulgação do Flickr com as imagens oficiais do Planalto, mas reafirmou que sua utilização é exclusiva para matérias jornalísticas e que "outras finalidades" refere-se aos memes produzidos por blogs de humor. Perguntado sobre as sanções, um funcionário chamado Sérgio, que não quis dar o sobrenome, afirmou que cada caso de uso sem autorização prévia estará sujeito a análise a possível sanção, mas não quis comentar nenhum caso específico. 

A reportagem também questionou por que fotos do poder público têm restrições de uso, mas o responsável desligou o telefone.

Confira alguns memes

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.