Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Levantamento

Cidades da região se destacam em saúde, educação e renda

Picada Café, Harmonia, Tupandi e Nova Petrópolis são as mais bem colocadas no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese)

Fundamentado em avaliar a situação socieconômica dos municípios gaúchos referentes à educação, renda e saúde, o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) foi divulgado nesta quarta-feira (7) pela Fundação de Economia e Estatística (FEE). Assim como os resultados são positivos para cidades da região, outras decepcionam. Picada Café, Harmonia, Tupandi e Nova Petrópolis são algumas das bem colocadas. No final do ranking, por exemplo, estão cidades como Araricá, Capela de Santana e Tramandaí. Em comparação ao ano de 2013, Novo Hamburgo subiu 14 posições, efetivando a colocação de número 220 em 2014.

O destaque regional é Picada Café, que subiu 13 posições com relação ao índice do ano anterior e chegou a 16ª colocação no Rio Grande do Sul, com índice de 0,836. O município se manteve na liderança no quesito educação, ocupando o 3º lugar, atrás de Nova Petrópolis, que está na 2ª posição. Embora no ranking estadual esteja fora da lista das cem melhores cidades, Novo Hamburgo firma o índice 0,745, chegando a 9ª posição entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Em renda, Novo Hamburgo está em 121º lugar. Em educação, a posição é 294ª , perdendo somente para a saúde, que se encontra no 400ª lugar.

Conforme a prefeita Fatima Daudt, o índice divulgado dá condições de se avaliar os pontos em que é preciso intensificação na atuação da gestão, mesmo que estas demandas já tenham sido identificadas e esses números sejam referentes a 2014. “Desde o primeiro dia de governo estamos trabalhando muito, com várias ações que já estão sendo vistas pela comunidade, além do planejamento de diversas outras que serão colocadas em prática dentro do menor prazo possível”, ressaltou a prefeita.

Harmonia é a melhor em saúde na região

Bianca Dilly/GES-Especial
Centro de Saúde de Harmonia

O índice de Harmonia no que se refere à saúde é um dos melhores da região, ocupando a 32ª colocação. Em comparação a 2012, por exemplo, caiu 21 posições, quando ocupava o 11º lugar. Mesmo assim, para o prefeito de Harmonia, Carlos Alberto Fink, é um orgulho este resultado. “Atualmente destinamos 15% da nossa receita à saúde, de acordo com o que a lei determina, e nosso ponto sempre foi investir na saúde preventiva, provando que não é preciso gastar muito para alcançar uma boa saúde”, destaca. “Atendemos os munícipes da melhor forma possível e com os recursos dos quais dispomos. Estar na 32ª posição, no que se trata de saúde, é uma conquista e tanto. Mostra que nosso trabalho diário está dando bons resultados e ficamos contentes com isso. Nos dá motivação para fazer mais e melhor.” E nem todos os indicativos são satisfatórios. No índice de 2014, Harmonia está na 154ª colocação em Educação, com 0,754. No ano de 2012, por exemplo, a cidade ocupava a 13ª.

Nova Petrópolis é 2º lugar em educação no RS

Bianca Dilly/GES-Especial
Nova Petrópolis

Em 2013 e 2014, Nova Petrópolis teve resultados muito semelhantes de 0,845 e 0,840, respectivamente. No ano passado, o município se consagrou na primeira colocação. Desta vez e não menos satisfatória, ocupa a 2ª posição, perdendo para São Domingos do Sul, que obteve 0,842. O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, salienta que foi investido muito para se proporcionar ensino de qualidade para as crianças e jovens. “A educação é uma obra para o futuro, pois o conhecimento é alicerce para desenvolvermos verdadeiros cidadãos. Parabéns aos professores e toda equipe da Secretaria Municipal de Educação pela dedicação no trabalho prestado à comunidade e aos alunos, pelo empenho no aprendizado”, disse o prefeito. Nova Petrópolis não apresentou altos indicadores no bloco renda, com 0,764 e na 116ª colocação. No bloco saúde, com 0,852, Nova Petrópolis ocupa a 191ª posição. No ranking geral do Idese, a cidade se encontra na 44ª posição.

Picada Café é a melhor da região no Idese geral

Prefeitura/Divulgação
Picada Café é a cidade da região mais bem posicionada no Idese

Picada Café, na região, é o município de maior destaque, com índice de 0,836, em 2014, mantendo-se em 16° lugar, saltando sete posições em comparativo ao ano de 2013. Salientam-se seus resultados no bloco educação, com índice de 0,838 e ocupando a 3ª posição, bem como renda, na 22ª colocação com 0,836. Na saúde, Picada Café está em 279° lugar com índice de 0,833. Segundo o prefeito de Picada Café, Daniel Rückert, a cidade sempre teve em seus gestores a preocupação em prover a melhor estrutura para a sua população. “Saúde, educação, emprego e renda são a base de sustentação de qualquer cidade que almeja qualidade de vida. Esses índices são reflexos também de uma comunidade que acredita em seu município, que investe nele e coopera para o desenvolvimento. Vamos continuar trabalhando e fazendo o máximo para que nosso povo tenha orgulho de sua cidade e sinta-se feliz em morar aqui.”

Tupandi é 4ª posição em renda no RS

Bianca Dilly/GES-Especial
Tupandi

Tupandi ocupa a 4ª posição no bloco renda, com índice de 0,921, saltando quatro posições em comparativo ao ano passado. Atualmente com cerca de 600 propriedades agrícolas e 228 empresas, de acordo com o prefeito Hélio Müller, Tupandi é o destaque de renda na região no Idese de 2014. A cidade alcançou o quarto lugar no ranking geral do Estado, subindo quatro posições em relação ao ano de 2013. “Somos hoje o 2º maior produtor de aves de corte do Estado e 12º maior produtor de suínos. Além disso, somos o maior exportador de móveis do Brasil e temos outras indústrias que geram valor elevado”, comenta. Entre outros fatores responsáveis pela posição de Tupandi, o prefeito ressalta que há pouco desemprego no município. “Temos mais empregos aqui do que a capacidade. Hoje as empresas acabam trazendo pessoas de fora para trabalhar”, aponta Müller. No bloco educação, o município ainda deixa a desejar, ocupando a 349ª colocação. Em saúde, está na 168ª colocação.

*Colaboraram: Amilton Belmonte, Bianca Dilly, Ilton Müller e Letícia Lima


PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS