Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Diplomacia

Embaixador apresenta nova cônsul dos EUA em Porto Alegre ao governo do Estado

O Consulado fica na Avenida Assis Brasil; Sartori enfatizou que agora será muito mais fácil tirar um visto e incentivar o turismo

Por Amilton Belmonte
Última atualização: 27.06.2017 às 19:39

Amilton Belmonte/Amilton Belmonte/GES-Especial
Júlia Harlan, oficial principal do consulado foi apresentada na tarde desta terça-feira

Aconteceu na noite desta terça-feira (27) a abertura oficial do consulado americano em Porto Alegre. No evento, esteve presente, Julia Harlan, a nova cônsul dos Estados Unidos na Capital e o embaixador norte-americano no Brasil, Peter Michael McKinley. O governador José Ivo Sartori também compareceu ao encontro. O consulado fica na Avenida Assis Brasil, 1889.

Amilton Belmonte/GES-Especial
Diretoria do Grupo Sinos esteve na apresentação da nova cônsul
Esta é a terceira oportunidade em que a diplomata representa seu País em solo estrangeiro. Julia já serviu na capital do México, em Pequim e Xangai, na China. A oficial principal do consulado citou durante a sua fala na noite de hoje que a representação norte-americana no Rio Grande do Sul data de 1918 e que acredita no fortalecimento das relações entre Brasil e Estados Unidos com a reabertura do consulado, citando que sempre foram amistosas e baseadas no respeito mútuo. Ela afirmou ainda que após um hiato de 21 anos sem consulado, a missão diplomática dos Estados Unidos é muito bem-vinda. Representando o Grupo Editorial Sinos estiveram na solenidade Mario Gusmão e Carlos Eduardo Gusmão.

A cônsul

Diplomata de carreira do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Julia serviu como assessora sênior da vice-secretária de Estado Heather Higginbottom, como oficial supervisora para Gestão de Postos no escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental e também atuou no setor de Comunicação e Gestão de Crises do departamento.

Natural de Indiana, é bacharel em história pela Barnard College, possui Juris Doctor pela Universidade de Wisconsin, e é mestre em Public Affairs pela Escola de Assuntos Públicos e Ambientais da Universidade de Indiana. Antes de ingressar no Departamento de Estado, trabalhou nas áreas de direito privado e público e foi voluntária do programa Peace Corps na Letônia.

Autoridades

Durante a sua fala na solenidade da noite de hoje, o governador José Ivo Sartori, ressaltou que o  Rio Grande do Sul torna-se um dos cinco estados brasileiros a ter consulado dos Estados Unidos. Ele enfatizou que será muito mais fácil tirar um visto, incentivar o turismo e facilitar a vida dos empreendedores gaúchos. Sartori citou ainda que os Estados Unidos é o segundo país em volume de negócios com o Estado e que a economia gaúcha vai ganhar muito com a presença do consulado.

  • Evento contou com a presença de 200 pessoas
    Foto: Amilton Belmonte/GES-Especial
  • Corte da fita com o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, McKinley e José Ivo Sartori
    Foto: Amilton Belmonte/GES-Especial
  • O embaixador McKinley
    Foto: Amilton Belmonte/GES-Especial
  • O governador José Ivo Sartori na apresentação do novo consulado em Porto Alegre
    Foto: Amilton Belmonte/GES-Especial

O embaixador norte-americano no Brasil, Peter Michael McKinley, também fez um breve pronunciamento durante a apresentação da cônsul ao governo do Estado. Ele brincou dizendo que ainda não escolheu entre Grêmio e Internacional, fazendo uma referência a tradicional rivalidade do futebol gaúcho, mas disse também que espera estreitar relações com o empresariado do Sul do País. McKinley assinalou que essa troca é fundamental para os os dois lados e lembra que o 4 de julho, data da independência americana, será celebrado de novo no Rio Grande do Sul após 21 anos. "Espero que este seja um dos consulados mais concorridos do País", afirmou.

O embaixador também disse que entende que o novo consulado vai estreitar relações de negócios e relações culturais, pontuando para intercâmbios entre estudantes e que as sociedades brasileira e americana estão conectadas em diferentes áreas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.