Júlia Harlan, oficial principal do consulado foi apresentada na tarde desta terça-feira
Aconteceu na noite desta terça-feira (27) a abertura oficial do consulado americano em Porto Alegre. No evento, esteve presente, Julia Harlan, a nova cônsul dos Estados Unidos na Capital e o embaixador norte-americano no Brasil, Peter Michael McKinley. O governador José Ivo Sartori também compareceu ao encontro. O consulado fica na Avenida Assis Brasil, 1889.
Diretoria do Grupo Sinos esteve na apresentação da nova cônsul
A cônsul
Diplomata de carreira do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Julia serviu como assessora sênior da vice-secretária de Estado Heather Higginbottom, como oficial supervisora para Gestão de Postos no escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental e também atuou no setor de Comunicação e Gestão de Crises do departamento.
Natural de Indiana, é bacharel em história pela Barnard College, possui Juris Doctor pela Universidade de Wisconsin, e é mestre em Public Affairs pela Escola de Assuntos Públicos e Ambientais da Universidade de Indiana. Antes de ingressar no Departamento de Estado, trabalhou nas áreas de direito privado e público e foi voluntária do programa Peace Corps na Letônia.
Autoridades
Durante a sua fala na solenidade da noite de hoje, o governador José Ivo Sartori, ressaltou que o Rio Grande do Sul torna-se um dos cinco estados brasileiros a ter consulado dos Estados Unidos. Ele enfatizou que será muito mais fácil tirar um visto, incentivar o turismo e facilitar a vida dos empreendedores gaúchos. Sartori citou ainda que os Estados Unidos é o segundo país em volume de negócios com o Estado e que a economia gaúcha vai ganhar muito com a presença do consulado.
Foto:
Amilton Belmonte/GES-Especial
Foto:
Amilton Belmonte/GES-Especial
Foto:
Amilton Belmonte/GES-Especial
Foto:
Amilton Belmonte/GES-Especial
O embaixador norte-americano no Brasil, Peter Michael McKinley, também fez um breve pronunciamento durante a apresentação da cônsul ao governo do Estado. Ele brincou dizendo que ainda não escolheu entre Grêmio e Internacional, fazendo uma referência a tradicional rivalidade do futebol gaúcho, mas disse também que espera estreitar relações com o empresariado do Sul do País. McKinley assinalou que essa troca é fundamental para os os dois lados e lembra que o 4 de julho, data da independência americana, será celebrado de novo no Rio Grande do Sul após 21 anos. "Espero que este seja um dos consulados mais concorridos do País", afirmou.
O embaixador também disse que entende que o novo consulado vai estreitar relações de negócios e relações culturais, pontuando para intercâmbios entre estudantes e que as sociedades brasileira e americana estão conectadas em diferentes áreas.