X-Men são uma das franquias de cinema que passam ao controle da Disney depois que os estúdios do Mickey compraram a Fox
"Com base no compromisso da Disney de oferecer entretenimento da mais alta qualidade, a aquisição destes ativos complementares permitirá a Disney criar conteúdo mais atraente, construir relações mais diretas com consumidores de todo o mundo e oferecer uma experiência de entretenimento mais atrativa", disse o comunicado da Disney, segundo a AFP.
O negócio, que já vinha sendo gestado há algum tempo, tem repercussões para vários fãs de seriados e filmes. O acervo da Fox que agora passa a ser controlado pela Disney inclui grandes sucessos de bilheteria, como a série Alien e, principalmente, vários super-heróis da Marvel. X-Men e Quarteto Fantástico estavam sob a tutela da Fox no cinema, e agora voltam à Disney, que é proprietária da Marvel. Isso abre caminho para filmes, por exemplo, reunindo os X-Men e os Vingadores e/ou o Quarteto Fantástico.
Na tevê, franquias como os Simpsons também vão para o estúdio do Mickey. Entre as especulações da imprensa especializada também está o que acontecerá com o selo de cinema independente Fox Searchlight, responsável pela distribuição e até financiamento de importantes filmes de menor orçamento.
A Disney vem de uma série de aquisições de grande alcance na área de entretenimento. A LucasFilm, proprietária da saga Star Wars que acabou de estrear o Episódio 8 nos cinemas, é uma delas. A Marvel também pertence à Disney que, agora, controla uma (ainda mais) vasta galeria de personagens, franquias e marcas.
A Fox preparava, ainda, a entrada no mercado de assinatura de streaming, de forma semelhante à Netflix. Com o acervo combinado da Disney e Fox, o estúdio se torna um possível peso pesado no setor.