Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Na Câmara de NH

Libras e audiodescrição em sessões de cinema

Cine Fórum ocorre nesta sexta-feira e tem entrada gratuita
27/02/2018 11:37 27/02/2018 11:39

Divulgação/Divulgação
Argentino: crianças raptadas durante ditadura na Argentina são tema de documentário
O I Circuito de Fruição Cultural - Cine Fórum Diálogos Necessários: Cultura, Educação e Direitos Humanos – série de oito encontros para debater os direitos humanos a partir da linguagem cinematográfica - chega ao final com duas sessões inclusivas, nesta sexta-feira (2), em Novo Hamburgo.

Elas serão realizadas no Plenarinho da Câmara de Vereadores às 15 horas, na projeção especial com audiodescrição, com apoio da Associação de Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (ADEVIS-NH). E às 19 horas, exibição com legendagem e tradução em Libras dos debates e bate-papos, com apoio da Associação Missão Surdos (AMIS-NH).

As exibições são gratuitas, abertas a toda comunidade, e objetivam promover a conscientização a respeito da responsabilidade de cada um para a construção de uma sociedade mais justa, fomentando o diálogo sobre direitos humanos, possibilitando refletir sobre cidadania, tolerância e diversidade.

A mediação dos debates está a cargo do historiador Orson Soares, também responsável pela curadoria do projeto.

Curtas e longas

As sessões iniciarão com exibição do curta Do meu lado, dirigido por Tarcísio Lara Puiati, que mostra como as vidas de duas vizinhas, uma umbandista e uma protestante, começam a se cruzar quando uma infiltração abre um buraco na parede que divide suas casas.

Em seguida, o público das 15 horas assistirá Félix, o Herói da Barra, sobre o fundador da comunidade de Barra de Aroeira, Santa Tereza (TO), um ex-escravo que teria lutado na Guerra do Paraguai e recebido de D. Pedro II uma grande extensão de terras, no antigo norte de Goiás.

A perda do documento real, após sua morte, gerou um conflito pela posse das terras, entre seus descendentes e fazendeiros, que já dura mais de 50 anos. A comunidade atual se autor reconheceu como quilombola para, em uma derradeira ação, garantir o direito à terra que ocupam.

Documentário argentino encerra

Na sessão das 19 horas, será exibido o documentário 500 – Os Bebês Roubados pela Ditadura Argentina, de Alexandre Valenti, que recupera tanto a dor e o horror, quanto a esperança dos familiares das crianças sequestradas durante os sete anos de ditadura militar argentina.

Conforme a coordenadora do projeto Cine Fórum, Luana Khodja, os debates e bate-papos com o público objetivam contribuir para um aprofundamento crítico e vivencial da experiência da fruição cultural, estimulando uma análise mais aprofundada da sociedade em que vivemos.

Serviço

I Circuito de Fruição Cultural – 8ª edição do Cine Fórum
Local: Plenarinho da Câmara de Vereadores de NH (Rua Almirante Barroso, 261, Centro/NH)

Dia: 2 de março 

15h – exibição especial com audiodescrição
Do meu lado 
Félix, o Herói da Barra

19h – exibição especial com tradução em Libras e legendas
Do meu lado 
500 - Os Bebês roubados Pela Ditadura Argentina

Entrada gratuita e aberta a todas pessoas, independente de possuírem necessidades especiais.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS