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Lançamento

Peugeot 5008: segurança e conforto para sete pessoas

SUV inédito no Brasil desembarca com preço inicial de R$ 154,9 mil para ampliar a gama de SUVs da marca
28/03/2018 10:03 28/03/2018 10:04

São Paulo - Um SUV repleto de tecnologias e segurança que leva a família toda. O Active Safety Brake – capaz de frear automaticamente o carro, evitando acidentes e até atropelamentos – é um dos principais atrativos do 5008, modelo com sete lugares que chega ao País importado da França para ampliar a gama da Peugeot, somando-se ao 2008 e ao 3008. São duas versões: a Griffe, por R$ 157,49 mil, e a Griffe Pack, por R$ 166,49 mil. Mas durante o mês de lançamento, março, os preços serão promocionais: R$ 154,99 mil e R$ 163,99 mil, respectivamente.


A apresentação à imprensa especializada ocorreu no último dia 21, durante test-drive entre a capital paulista e a cidade de Porto Feliz. Ao volante, demonstra a mesma precisão e agilidade de modelos como o 3008, garantidos pelo motor THP de 165 cv. Em relação ao design, quando está ‘‘vindo’’, o 5008 é exatamente igual ao 3008. Mas é ‘‘indo’’ que mostra seu diferencial: a traseira com visual ‘‘quadradão’’. Bem mais que um 3008 com entre-eixos esticado, o modelo tem personalidade. Quanto à segurança, são seis air bags, incluindo um do tipo cortina que tem extensão até a terceira fileira de bancos.

O que impressiona é a tecnologia de bordo e seu perfeito funcionamento, a exemplo do Regulador de Velocidade Adaptativo com Função Stop, que freia e acelera o carro de acordo com as reações do veículo da frente, podendo impedir colisões, e o Sistema Ativo de Vigilância de Ponto Cego e o Alerta de Ultrapassagem Involuntária de Linha, que utiliza uma câmera instalada na parte superior do para-brisas para ‘‘ler’’ faixas da estrada e que, além de alertar o condutor, puxa o volante para corrigir a trajetória. Há também o Active Safety Brake, que freia o carro para evitar colisões e atropelamentos.

Motor THP 1.6 com 165 cv

Divulgação/Divulgação
Peugeot 5008

O motor 1.6 THP funciona apenas com gasolina e desenvolve 165 cv. Os 24,5 kgfm de torque surgem cedo, já em 1.400 rpm. Conforme a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,5 s e a máxima é de 206 km/h. Os 65 kg extras do carro em relação ao 3008 o deixam um pouco mais lento, pois o irmão menor cumpre a prova de 0 a 100 km/h em 8,9 s. O câmbio automático de seis marchas é equipado com o novo comando por impulso elétrico e o modo Sport. Há ainda a opção de trocas manuais por Paddle Shift.

Faróis Full LED


O 5008 adota também todos os códigos específicos de um SUV, com sua frente verticalizada, capô longo e horizontal, linha de cintura alta, vastas proteções (parte inferior dos para-choques, caixas de rodas e área inferior das portas), grandes rodas e altura livre do solo ampliada, totalizando 24 cm. Os faróis têm tecnologia Full LED. As rodas são aro 19”, diamantadas com acabamento em dois tons.

Visual

Quando visto de frente, o 5008 é idêntico ao 3008. Mas é na traseira que estão as principais diferenças, pois suas linhas são mais retas, para poder acomodar bem as cabeças dos dois ocupantes extras.


Conforme o diretor de Design da marca, Daniel Nozaki, uma faixa prateada com acentuada queda ajuda a disfarçar esse design mais quadrado, assim como apliques pretos a partir da coluna ‘‘C’’. Sob o vidro traseiro vertical, uma faixa horizontal em preto brilhante integra as lanternas em LED. Elas têm as três “garras” características que constituem a inconfundível assinatura visual da Peugeot. Construído sobre a plataforma EMP2, modelo tem 4,64 m de comprimento, 19 cm a mais que o 3008.

Nova geração do i-Cockpit

O cluster digital de 12,3” é personalizável. O conjunto consiste na mais recente evolução do i-Cockpit e ganhou o sobrenome ‘‘2.0’’.


O volante Sportdrive foi inspirado nas competições e é compacto, com aro e base achatados, que facilitam a pegada, além de um campo de visão desimpedido e mais espaço para as pernas. O cuidado na escolha dos materiais – aro do volante em couro, inserções cromadas, elementos decorativos em preto brilhante – conferem à cabine uma percepção de qualidade.

Outro atrativo são os bancos do motorista e passageiro dianteiro com massageador. O sistema pneumático com oito bolsas de ar proporciona cinco tipos de massagens diferentes

Teto panorâmico

 
O teto solar panorâmico tem abertura automática, feita por meio de um botão na parte superior da cabine. Além disso, o teto vem com uma cortina dotada de revestimento e guias luminosas azuis, intituladas ‘‘Ambient Lights’’ e feitas em LED.


Em um carro deste nível, só faltou a tração integral. ‘‘Não queríamos entrar na faixa de concorrentes SUVs 4x4, pois estamos focados em entregar dinamismo e equipamentos’’, justifica o diretor de Marketing, Antoine Gaston-Breton

Multimídia com tela de 8’’

A grande tela de última geração sensível ao toque de 8’’ dá a impressão de que um tablet foi posicionado no centro do painel de instrumentos, dispondo da tecnologia capacitiva, que torna sua utilização mais prática.


A função de espelhamento do celular permite a reprodução da tela do smartphone no sistema de 8’’ do veículo para uma melhor utilização dos aplicativos. É compatível com Android Auto eApple CarPlayTM (a partir do iPhone 5).


Ao centro do painel, há seis teclas chamadas de toggle switches que proporcionam um acesso direto às principais funções de conforto: rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.


Sistemas de segurança

A versão Griffe Pack é equipada com sistemas de ajuda à condução de última geração e múltiplos Adas – Advanced Driver Assistance System. Confira quais são eles:

Regulador de Velocidade Adaptativo com Função Stop - Detecta veículos circulando à frente na mesma direção e adapta automaticamente a velocidade à do veículo que o precede. É uma espécie de ‘‘siga o mestre’’: se o veículo à frente parar, o 5008 também vai parar, e se acelerar novamente, vai acompanhar essa aceleração. A função está disponível entre 30 km/h e 180 km/h.

Active Safety Brake - É equipado com uma câmera na parte superior do para-brisas e um radar no para-choque dianteiro, fazendo com que o SUV seja capaz de frear ou parar totalmente caso detecte uma falta de reação do motorista diante de uma colisão iminente contra um carro dianteiro ou um pedestre. Dependendo do risco de colisão previsto pelo sistema e da configuração feita pelo condutor, vários tipos de alerta podem ser acionados e exibidos no painel de instrumentos. No nível 1, são mostrados alertas apenas visuais, indicando que o veículo à frente está muito próximo. No nível 2, há alertas visuais e sonoros, indicando uma colisão iminente. Ambos podem ser configurados de acordo com três níveis definidos: Perto, Normal e Distante e o status é memorizado quando a ignição é desligada.


Sistema Ativo de Vigilância de Ponto Cego e o Alerta de Ultrapassagem Involuntária de Linha - Com uma câmera na parte superior do para-brisas, reconhece linhas contínuas e descontínuas nas vias e alerta o condutor no caso de ultrapassagem involuntária. O veículo emite um alerta e também corrige a trajetória do carro para mantê-lo na faixa. Além disso, avisa o condutor da presença de outro veículo nas zonas de ponto cego do SUV em velocidade entre 12 km/h e 140 km/h. O alerta é dado por uma luz que se acende no retrovisor do lado correspondente assim que um carro, caminhão ou moto forem detectados. Mais do que isso, o sistema também “segura” o volante, evitando colisão lateral.

Alerta de Tempo de Condução - Emite um alerta se detectar que não houve nenhuma pausa ao volante após duas horas em uma velocidade superior a 65 km/h.

Reconhecimento de placas de velocidade - Sistema as detecta, as lê e exibe no painel de instrumentos. O Limite de Velocidade Recomendado completa a função: o condutor pode optar por adaptar a regulagem da velocidade do veículo em função do limite de velocidade lido pela câmera.


Bancos independentes

Os três bancos independentes existentes na segunda fileira são um grande diferencial. Os assentos individuais proporcionam o mesmo nível de conforto aos três passageiros da segunda fileira. O comprimento é regulável em uma extensão de 15 cm, o que permite ajustar o espaço interno ou de carga do porta-malas.


A maior distância entre-eixos proporciona um bom espaço para as pernas em todos os casos (um aumento de aproximadamente 6 cm). A inclinação é regulável em cinco posições e os bancos têm um apoio de cabeça que não encobre a visão traseira na posição baixa – quando não está ocupado. Os dois assentos laterais da segunda fileira têm um comando que facilita o acesso aos da terceira fileira. Localizado na parte superior do encosto, pode ser inclinado e deslizar a base do banco para a frente com um simples gesto, liberando espaço suficiente para acessar a terceira fileira.


Mesinhas dobráveis

Modelo conta com equipamentos bastante úteis, como mesinhas dos bancos traseiros, persianas de proteção solar e porta-objetos no assoalho da segunda fileira.
É equipado com dois espaços de arrumação sob os pés dos passageiros da segunda fileira, persianas com enroladores de inércia integradas à parte superior dos painéis das portas traseiras e mesinhas atrás do encosto dos bancos da primeira fileira. Com um quadro de comandos no centro do console central (abaixo das saídas de ar), os passageiros da segunda fileira podem ajustar o fluxo do ar-condicionado, com quatro níveis de intensidade.

Viagem a convite da Peugeot



Jornal NH

Motores

por Adair Santos
abcmotores@gruposinos.com.br

Gasolina na veia - O tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet sempre alardeava que nas suas veias não corria hemoglobina, e sim gasolina. Uma anomalia genética que atinge milhões de pessoas no mundo e, pelo jeito, não tem cura. Jornalista há 15 anos, Adair Santos é um desses anormais que literalmente respiram tudo que diz respeito a veículos. Editor do caderno Motores, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, é apaixonado por carros, motos e aviões - ou seja, tudo o que tem motor, exceto a maquininha de obturação do dentista. Motores invade a rede - Os carros recém-lançados, aqueles protótipos bizarros que talvez nunca cheguem às ruas, dicas úteis sobre veículos e testes exclusivos. Além da versão impressa, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, agora as notícias sobre veículos contam com este importantíssimo espaço virtual para serem divulgadas. Não deixe de participar mandando sugestões e, quem sabe, até um flagrante fotográfico de um veículo que ainda está em fase de testes e futuramente vai ser fabricado no Brasil. Eu e minha máquina - Se você tem orgulho da sua máquina, seja ela um carro antigo ou novo, motocicleta, um triciclo ou até bicicleta, envie sua foto. Junto, informe seu nome completo e idade, cidade onde reside, telefone para contato, marca, modelo, ano de fabricação do veículo e desde quando tem ele na garagem. Mas atenção: não vale mandar só a foto do carro ou moto, você também tem que aparecer na imagem. Então, mãos à obra: passe uma cera na lataria, um gel no cabelo e faça o registro fotográfico.

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