Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Plínio Dall'Agnol

O aniversário da biblioteca

Leia artigo de Plínio Dall' Agnol
10/03/2018 09:00

Plínio Dall'Agnol Plínio Dall´Agnol é professor, pós-graduado em Antropologia Cultural

Num País onde a leitura não é das melhores, o 50o aniversário de uma Biblioteca Pública Municipal deve ser comemorado com grande ênfase e júbilo. Falo da Biblioteca Manoelito de Ornelas, de Tramandaí. Embora não tenha sede própria, a prefeitura não tem que pagar aluguel, pois a biblioteca localiza-se num conjunto de salas no Ginásio Municipal.

Como todo órgão da área cultural, essa biblioteca sofre da pouca atenção e cuidados das autoridades, pois enquanto é gasto na promoção de shows musicais, alguns de qualidade discutível, não dispõe de verbas para aquisição de novos acervos, como livros e assinatura de jornais e revistas.

A bibliotecária Grazieli Demoliner e uma estagiária bolsista, assim mesmo, recebem o público de forma exemplar, com fidalguia, orientando, dando informações e auxiliando os leitores em suas dúvidas. Assim mesmo, essa biblioteca pode ser considerada privilegiada, porque, das 2.545 escolas do Estado, apenas 28 possuem bibliotecário profissional.

Manoelito de Ornelas, jornalista, escritor, professor, poeta, diretor da Biblioteca Pública Estadual, é autor do livro Sepé Tiarajú, o primeiro grande líder nativo gaúcho a morrer na luta contra os invasores espanhóis que exterminaram com as Missões Jesuíticas.

Conforme o professor Rene Faustino, existe no Brasil pessoas que fazem uso da leitura com alta qualidade e assiduidade, outros, em grande número, leem pouco e sem qualidade. Por isso a importância estratégica das bibliotecas públicas.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS