Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Comunidade

Projeto Girassol é retomado em Estância Velha

Crianças do Rincão dos Ilhéus voltam a ter oficinas
13/03/2018 08:56 13/03/2018 09:04

Bianca Dilly/GES/Especial
Concentração: professor Carlos Rodinei Alves e os alunos na aula de capoeira, ontem
É nos movimentos ritmados e olhares concentrados que fica estampada a dedicação de 15 crianças do bairro Rincão dos Ilhéus, em Estância Velha. Entre os motivos para todo esse empenho está a retomada do Projeto Girassol, que contou com sua aula inaugural de capoeira na tarde da última segunda-feira (12). O programa, com atuação reduzida desde 2015, agora volta gradativamente com suas oficinas gratuitas, oferecidas na sede do Girassol, na Rua São Cristóvão.

Artesanato, judô, violão, inglês, música, canto, hip hop, teatro, danças gaúchas e tae kwon do também estão entre as atividades oportunizadas. Algumas delas já iniciaram, enquanto que outras ainda aguardam a assinatura de contratos com a prefeitura, o que deve ocorrer na quarta-feira (14), segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Tiago Mendes. “A comunidade pedia muito por essa retomada. As pessoas estavam acostumadas ao projeto e sentiram muita falta dele. Tanto que a adesão das crianças é inacreditável. Elas sempre vêm com vontade de participar, independentemente do curso ministrado. São apaixonadas por esse espaço”, evidencia.


Exemplos

Luis Paulo Müller, 12 anos, é um dos exemplos dessa paixão. Desde os 7 anos, ele integra o projeto. “Quero continuar sempre fazendo as aulas. A capoeira é minha atividade preferida e é muito bom vir aqui, porque a gente aprende coisas novas, novos movimentos e conhece outras pessoas”, comenta. Mesmo para Camile Lourenço da Luz, 9, que iniciou no programa há pouco mais de um ano, ele já é parte importante dos seus dias. “Gosto de todas as oficinas. É muito divertido e as pessoas são bem queridas e eu posso fazer coisas mais agitadas, além de dançar e desenhar”, opina ela, que teve aula com o professor Carlos Rodinei Alves.

O projeto

São dois turnos de oficinas, manhã e tarde, de segundas a quintas-feiras, englobando o Projeto Girassol. Crianças e adolescentes de 6 a 16 anos da comunidade do Rincão dos Ilhéus podem participar, mediante inscrição, no turno inverso ao escolar. De acordo com a coordenadora do projeto no local, Vera Palagi, a procura para ingressar é grande. “Como só temos capacidade para atender entre 15 e 20 alunos, já estamos com lista de espera. Quem tiver interesse, pode nos procurar.”


Limitação

O Projeto Girassol surgiu em 2000. Entre 2015 e 2017, o programa funcionou de maneira reduzida, apenas com aulas de capoeira e professor voluntário. A prefeitura não sabe o motivo da limitação porque ocorreu na gestão anterior. Atualmente, o Girassol possui núcleos nos bairros Rincão dos Ilhéus e Lago azul. Entre os participantes, há alunos em situação de vulnerabilidade social. “Por isso que a iniciativa é tão relevante”, diz Vera.


Ampliação

Parte integrante do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Assistência Social, o Girassol analisa possibilidades de expansão. “Temos a ideia de ampliar nosso espaço e abrangência. Estamos procurando parceiros, como associações de bairros e entidades, que possuam alguma área disponível para as nossas atividades. Outra alternativa seria a construção do Cras do bairro, para o qual a prefeitura conseguiu verbas recentemente. Assim poderemos atender  mais crianças, o que é o nosso desejo”, anseia Tiago Mendes.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS