Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

Questão de Gênero
Blog Questão de Gênero

Prevenção de abuso sexual infantil

Um livro como ferramenta de proteção, que explica às crianças conceitos básicos sobre corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas.
16/04/2018 14:56 16/04/2018 14:57

Segundo pesquisas, duas a cada cinco crianças sofrem algum tipo de abuso sexual. Para mudar esse cenário, a pedagoga e especialista em Educação Sexual Caroline Arcari, juntamente com a designer e ilustradora Isabela Santos, criou o livro infantil Pipo e Fifi que, de forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e a proteção.

O livro infantil já ganhou diversas premiações e funciona como uma ferramenta de proteção, explicando às crianças, a partir dos 3 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. Assista abaixo ao vídeo sobre a publicação que já teve mais de 100 mil cópias distribuídas no Brasil:

No site do livro, na aba Proteja, é possível ter explicações sobre o que é violência sexual, quem que normalmente são os abusadores, como perceber se uma criança está sofrendo algum tipo de violência sexual e o que fazer se houver suspeita de que uma criança sofreu essa violência.

Somente em 40% dos casos existe evidência física. Sendo assim, os principais sinais que a criança pode mostrar e podem ser observados pelos pais ou educadores são comportamentais. O abuso sexual, na maioria das vezes, é cometido por uma pessoa da convivência da criança, na qual ela confia e tem sentimentos de afeto.

Em caso de suspeita, pode-se procurar a ajuda de um profissional capacitado (psicólogo, médico, assistente social), do Conselho Tutelar da cidade ou da delegacia. No site ainda, na aba Publicações gratuitas, é possível realizar o download de atividades e ebooks gratuitos para trabalhar com as crianças em casa.


Jornal NH

Questão de Gênero

por Cristiano Rosa
cristiano1105@hotmail.com

Corpo, cultura, direitos sexuais, educação, gênero, políticas públicas, saúde e sexualidade. O blog Questão de Gênero vem para dialogar com todos esses temas por meio de textos semanais com entrevistas, notícias, reflexões e vídeos, além de dicas de filmes, livros e música. A ideia principal é comentar e problematizar sobre tudo aquilo que envolva a cultura e a diversidade sexual, as relações de conceitos, práticas e teorias sobre sexualidade e o respeito pela igualdade de gêneros. Cristiano Rosa é professor de línguas, especialista em Educação a Distância e pesquisador na área de Educação, Linguagem, Relações de Gênero e Sexualidade.

PUBLICIDADE

WEBTV

Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS