Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Opinião

Cuide bem de sua vida digital

As contas que você possui em redes sociais e buscadores dizem muito sobre você
12/04/2018 16:53 12/04/2018 17:22

Gabriel Guedes, editor

Gabriel Guedes
Editor no Jornal NH


O presidente do Facebook, Mark Zuckberg, foi ao Congresso dos Estados Unidos, nesta terça e quarta-feira, prestar esclarecimentos sobre o uso indevido de dados de 87 milhões de usuários da sua rede social pela consultoria política Cambridge Analytica. A empresa trabalhou para Donald Trump durante a corrida eleitoral de 2016 e na campanha para a saída do Reino Unido do Brexit. História esta que joga uma luz no submundo de como os dados que deixamos por aí, pela Internet, são utilizados. E é por isso precisamos saber o que estamos fazendo, onde estamos pisando.

Sob o nosso ponto de vista, de usuários, deixamos rastros para as grandes empresas de tecnologia. Com a promessa de melhorarem nossas vidas, permitimos que sigam esses rastros. São coisas que vão desde o registro de sua localização até o que você tem falado com sua Siri, Cortana e Google Assistente, etc. Muitas destas informações são armazenadas nos mínimos detalhes. Dá até para saber, por exemplo, o que foi buscado no Google, onde, quando e se foi usando um computador ou smartphone.

A verdade é que estamos nus. A partir do momento em que aceitamos os "Termos de Uso" de algum serviço ou site, estamos assinando uma procuração a eles. Inocentemente pensamos que apenas o que escrevemos ou compartilhamos está na mira de terceiros. Mas mais do que isso, esses dados têm sido usados para criar bolhas sociais, limitando nossa visão de mundo e acabando com a diversidade de pensamentos.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS