Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Berenice Adams

O que é a Agenda 2030?

Leia artigo de Berenice Adams
16/04/2018 08:00

Berenice Gehlen Adams Berenice Adams é pedagoga, especialista em Educação Ambiental

Lá em setembro de 2015, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, na Organização das Nações Unidas (ONU), foi lançada a agenda 2030, que apresenta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este documento é facilmente encontrado na Internet. Porém, pesquisas indicam que poucas pessoas têm conhecimento destes objetivos, os quais considero fundamentais para a promoção das mudanças para melhorar a qualidade de vida de todo o planeta.

Resumidamente, nesta agenda são pautados planos de ações para serem desenvolvidas em todo o planeta, por pessoas e instituições, com o principal objetivo de minimizar os nossos impactos ao meio ambiente e promover a paz. Esta agenda destaca 17 objetivos a serem alcançados e abordam as seguintes temáticas: pobreza; fome; saúde; educação; gênero; água/saneamento; energia limpa; trabalho/crescimento econômico; modos de produção com inovação; desigualdades; cidades sustentáveis; consumo e produção responsável; mudanças climáticas; vida na água; vida terrestre; justiça e paz; parcerias.

Você pode estar pensando, mas como eu posso participar? Tomar conhecimento da agenda é o primeiro passo. Após isto, podemos criar vínculos das nossas principais ações, tanto pessoais quanto institucionais, com as metas (detalhadas na agenda) estabelecidas. Aí sim, estaremos prontos para participar desta mudança planetária.

A Agenda 2030 (assim como foi a Agenda 21) nada mais é do que um convite universal para melhor cuidarmos da Terra. Ninguém estará nos cobrando pela sua aplicabilidade, a não ser a consciência de cada um.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS