Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Saúde

Aula gratuita para aprender sobre nutrição de bebês ocorre em Estância Velha

Oficina tirou duvidas e deu dicas para cuidar bem dos pequenos
13/04/2018 09:31 13/04/2018 09:34

Como funciona a introdução alimentar? E quais alimentos o bebê pode consumir? Estas e outras dúvidas foram esclarecidas durante a oficina Introdução Alimentar para Bebês, realizada ontem pela prefeitura de Estância Velha na unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Rincão dos Ilhéus I.

“A oficina é para repensar a alimentação. O bebê vai comer o que a família está comendo, o que muda é a consistência do alimento”, explica a nutricionista Elisângela Freitas, que ministrou a oficina gratuita ao lado da pediatra Zelly Lucas de Oliveira. A tarde começou com uma explicação sobre aparelho digestivo e as diferenças entre adultos e bebês, depois a pediatra reforçou a importância do aleitamento materno e da introdução alimentar. “Até os seis meses é só leite materno. Depois, até os dois anos, é o leite materno com complemento. A introdução alimentar evita muitas coisas, como a obesidade infantil, a diarreia e as alergias”, destaca Zelly.

A dona de casa Tuane da Silva, 28 anos, participou da atividade com a filha Lívia da Silveira, de 2 meses. “Nunca fiz papinha em casa e quero muito aprender. Além de ser saudável se torna uma economia ”, comenta Tuane. A próxima oficina ocorre no dia 17 de maio na ESF Rincão dos Ilhéus II.

Dicas

Segundo Elisângela, o segredo está em consumir alimentos caseiros. “E excluir os ultraprocessados. Tem também que diminuir a quantidade de sal e não usar tempero industrializado. Uma garrafa de 900ml de óleo deve durar um mês em uma casa com quatro adultos. Ao invés do doce, ofereça fruta. Uma dica é ferver a maçã em uma panela de água por 15 minutos. Ela ficará em forma de purê e é uma maneira de oferecer o alimento”, ensina a nutricionista. “Adulto tem mania de comer mesmo sem fome, mas a criança não. Respeite a autorregulação da criança. Se ela não tem fome, não insista. E é importante fazer papinhas separadas, para ela se acostumar com os sabores”, observa.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS