Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Turismo

Parque da Ronda: opção de lazer para quem quer respirar natureza

Neste ano, atração de São Francisco de Paula ainda vai ganhar dois mirantes
13/04/2018 14:53 13/04/2018 17:11

Gabriel Guedes/GES-Especial
Árvores da região são espalhadas pelos 1,4 mil hectares do Ronda
Ali, o canto dos pássaros se parece com um hino – ensaiado, entoado em coro, e emoldurado pelas araucárias, cachoeiras e mata atlântica. Nos 1,4 mil hectares do Parque Natural da Ronda, em São Francisco de Paula, a natureza conduz os passos dos visitantes, que percorrem trilhas e vivenciam experiências que só aquele ambiente pode oferecer.
Administrada pela Prefeitura Municipal de São Chico, a área consiste em uma unidade de conservação de proteção integral – justamente por ser composta por vegetação típica da mata atlântica. “Devido à sua dimensão, parte do Parque da Ronda fica na zona urbana, enquanto outra é de domínio do Parque das 8 Cachoeiras. Uma empresa, no momento, utiliza o espaço de visitação para a população”, explica o coordenador de gestão do Ronda, Julio Jomertz.

VISITAÇÃO

O Parque Natural da Ronda está aberto todos os dias, das 8h30 às 18 horas. O custo para ingressar na área é de 20 reais por pessoa. No local, é possível explorar trilhas que são autoguiadas – mas que apresentam toda a segurança necessária a quem passeia pela área.

SAIBA MAIS

O Parque Natural Municipal da Ronda é resultado da Lei Municipal n° 2425/2007.

A Secretaria Municipal de Proteção Ambiental de São Francisco de Paula está à frente do espaço público.

Mais informações: (54) 3244-1386 ou meioambiente@saofranciscodepaula.rs.gov.br.

Projeto para trilhas de longos percursos

Carolina Andriola/Divulgação
Perau da Ronda: resultado de derrames vulcânicos, que geraram o cânion
A Ronda deverá fazer parte da lista de parques nacionais de trilhas de longos percursos, junto a áreas de Canela, de Gramado, de São Chico, do Parque Nacional Aparados da Serra Geral, Parque Nacional São Joaquim e também o de Tainhas. “A ideia está sendo discutida no conselho gestor do parque. Assim, deverão ser sinalizadas internamente todas as trilhas. O objetivo é conectar todas as unidades de conservação regionais”, comenta Julio.


Jardim Botânico está no planejamento


Ainda neste ano, segundo Julio, deverão ser construídos no mínimo dois mirantes na área do Parque da Ronda. O processo está em fase de licitação. O próximo passo será instalar o Horto Municipal de São Chico também nas dependências do Ronda. “Em seguida, vamos levar à prática a ideia de criar um Jardim Botânico. Esse projeto deve demorar mais devido à sua complexidade, mas é algo que certamente será feito”, revela Julio. “Assim, cada vez mais pessoas serão atraídas para conhecer São Chico”, pontua.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS