Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Heda Seffrin

Etiqueta à mesa no restaurante

Leia artigo de Heda Seffrin
16/05/2018 11:00

Heda Sefrin Heda Seffrin consultora de etiqueta e gastronomia
heda@artecozinha.com.br

O ato de comer envolve corpo e espírito. No momento solene de comer, deve-se ter tranqüilidade, paz, bondade, discrição e simplicidade. Durante a refeição, não é momento de conversar sobre assuntos polêmicos ou desagradáveis. É sim, momento precioso para apreciar a comida, em que o chef da cozinha, uma espécie de maestro, tem seu papel importante. O maître e os garçons se esmeram quando percebem que o cliente é uma pessoa elegante, ou seja, que sabe se sentar, pedir, escolher a bebida, usar talheres e guardanapo com discrição, naturalidade e educação.

Quando o restaurante comportar um bufê, o correto é servir-se primeiro dos frios e saladas e depois voltar para servir-se dos alimentos quentes. Primeiro, para não esfriar os quentes enquanto se comem os frios. Segundo, para não fazer do prato uma bandeja. Terceiro, para não fazer uma “montanha” que é uma falta de educação. Você pode servir-se quantas vezes quiser, mas com moderação.

É considerado deselegante usar o celular em refeições. Restaurantes são lugares onde as pessoas vão em busca de um pouco de descanso, para refeição tranquila, livre das pressões do dia a dia. A velha regra “tudo tem seu lugar e hora”. Num almoço de negócios ou de cunho social, fazer ou receber ligação à mesa é considerado falta de educação com os demais. Claro que há exceções, peça licença e telefone do vestíbulo ou toalete. Jamais colocar a bolsa em cima da mesa. Esta é feita para colocar somente alimentos. Procure um lugar seguro perto de você.

A etiqueta à mesa no restaurante nada tem de complicado, limita-se apenas às normas básicas de boa educação, civilidade e que, não podem ser negligenciadas em nenhuma circunstância e lugar. As boas maneiras se modificam e adaptam-se às circunstâncias e lugares, mas assumem importância no relacionamento humano. Aqueles que consideram etiqueta fora de moda estão equivocados. Nunca se precisou tanto de boas maneiras como no mundo atual.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS