Publicidade
Cotidiano | Viver com saúde Nariz entupido

Lavagem nasal com soro é indicada só em alguns casos; entenda

Alergista Bayard Mercio Feltes explica que a prática deve ser observada com cuidado

Última atualização: 07.05.2018 às 11:33

Milhares de vídeos circulando pelas redes sociais dão as mais variadas dicas para a lavagem nasal, especialmente das crianças. O médico alergista Bayard Mercio Feltes explica que a prática deve ser observada com cuidado.

“Quando está com secreção infectada, carregado, aí vale a pena lavar o nariz com soro fisiológico. Para as pessoas que trabalham em local onde o ar é mais poluído é sempre positivo lavar o nariz no fim do dia. Agora vejo muito modismo, de lavar duas ou três vezes ao dia aí usar mais um remédio para a rinite. Use só a medicação preventiva então, que é tão fraca que deve ser usada todos os dias; dois dias sem usar já perde o efeito preventivo", afirma.

O médico ainda ressalta que "a lavagem não é um tratamento para a alergia, serve para limpar e acalmar a mucosa nasal. Quando a pessoa está com pigarro, pega o soro, pinga no nariz e deixa escorrer. Lavagens nasais devem ser feitas, ajudam a aliviar a irritação, mas não todo dia quando o nariz está bem”, explica.

Veja aqui reportagem completa sobre alergias respiratórias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.