Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Tecnologia
Cuidado

Acidentes fatais com celular carregando motivam alerta

Houve duas mortes em junho em outros Estados e um caso no Rio Grande do Sul este ano
19/06/2018 18:32 19/06/2018 18:33

Pixabay
Fique atento para cuidados durante a carga de celulares
A imprensa nacional e especialistas em equipamentos eletrônicos estão fazendo alertas aos usuários após a repercussão de pelo menos três ocorrências trágicas este ano com pessoas mortas durante a carga de telefones celulares. No Rio Grande do Sul, em abril, uma bombeira morreu após um incêndio provocado por um smartphone carregando. Agora em junho, dois jovens morreram, um no interior de São Paulo e outro no interior do Ceará, ambos vítimas de choque durante a carga de aparelhos. Um destes casos ainda está sendo investigado pela Polícia, inclusive, porque teria envolvido um dispositivo sendo carregado pela porta USB de um computador, o que envolve voltagem menor e normalmente ofereceria risco menor.

Para evitar problemas, veja algumas dicas durante a recarga:

1 - Não use o celular enquanto estiver carregando

Especialistas apontam que o uso do celular ao carregar, especialmente para atender ligações, aumenta a exigência da bateria e portanto a tensão sendo puxada da rede elétrica. Isso aumenta o risco de sobrecarga e até incêndio da bateria. Mesmo que não aconteçam acidentes, o procedimento também pode diminuir a vida útil da bateria.

Outro perigo é a tensão superficial no próprio aparelho, que pode ser comprovada encostando-se um voltímetro na tela do celular durante a carga. Há um aumento de voltagem no corpo do aparelho durante a carga, e especialmente em caso de ligações entrando. O risco de choque aumenta ao segurar o aparelho durante a carga e, principalmente, ao usá-lo.

2 - Não use acessórios não certificados

Carregadores que não tenham procedência confiável são perigosos porque aumentam o risco de problemas elétricos. Fios desencapados, sobrecargas e faíscas podem provocar incêndios e outros problemas, mesmo que não acarretem choque para o usuário.

3 - Não durma com o celular carregando nem o deixe carregando sozinho em casa

Esta cautela é válida para qualquer aparelho ligado à rede elétrica. Mesmo com acessórios certificados e as devidas cautelas, sempre há o risco de algum imprevisto com eletricidade. Vale ficar de olho em celular carregando em qualquer circunstância.

4 - Não deixe o celular carregando sobre roupas, panos ou material inflamável

Decorre da dica anterior que em caso de faísca ou curto-circuito a coisa pode ficar bem mais feia se houver material inflamável nas proximidades. Não carregue celular sobre a cama ou sobre papéis e perto de cortinas. Preferencialmente, deixe o aparelho no chão, longe de objetos que possam se incendiar.









Jornal NH

Tecnologia

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

André Moraes é editor de Tecnologia do Jornal NH. Sua experiência profissional inclui o jornalismo de divulgação científica, publicações técnicas e reportagem de tecnologia.

PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS