Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Natureza

Ônibus vira habitat de ensino da vida marinha em Novo Hamburgo

Projeto de conscientização ambiental acontece no Colégio Adventista de Canudos
13/06/2018 10:08 13/06/2018 19:05

Inezio Machado/Inezio Machado/Inezio
Vida marinha dentro do ônibus
Como proteger a vida marinha e, por consequência, o ambiente em que vivemos? Os estudantes da Colégio Adventista Unidade Canudos, de Novo Hamburgo, tiveram uma verdadeira aula sobre este tema na tarde de terça-feira (12). Dentro de um ônibus os alunos da Educação Infantil ao 5º ano conheceram diversas espécies que vivem no fundo do mar ou oceano, ou que precisam destes ambientes para sobreviver, como arraias, tubarões, conchas e tucanos.

“Sensibilizamos as crianças para que se tornem adultos conscientes. Fazemos uma palestra e vamos apresentando os animais que estão taxidermizados ou empalhados. São animais que foram mortos pela ação do homem, como pesca predatória e poluição. E todos são licenciados pelo Ibama. Alguns destes animais não vivem no oceano, mas precisam do ambiente marinho para sobreviver”, explica o biólogo do projeto Vida Marinha Jackson Araújo.

A turma do 5º ano ouviu tudo atentamente. Eles puderam sentir as espécies, entender como viviam e as consequências do mau uso do ambiente. Todos aprovaram e se divertiram. “Achei bem legal. Alguns animais eu não conhecia. Gostei muito da parte das conchas”, conta o estudante Caetano Apollo, 10. A aluna Bianca Ferraz, 10, costuma frequentar a praia e já sabe como fazer sua parte. “Eu nunca jogo lixo na areia e nem no mar. Temos que cuidar do meio ambiente. Adorei o ônibus”, diz.

O projeto foi criado em 2002 pela bióloga Cristina Portela em Curitiba (PR). Com o ônibus itinerante, biólogos percorrem diversos Estados. Desde o mês passado a equipe está no Rio Grande do Sul. Para a coordenadora pedagógica do Adventista, Vandira Pinheiro, o Vida Marinha vem ao encontro do que é trabalhado ao longo do ano letivo na escola.

“Temos um olhar para as questões ambientais, muitos projetos da Feira Científica da escola são sobre este tema. Uma turma irá abordar o uso de sacolas biodegradáveis. É muito importante a forma como este projeto faz isso. Eles conseguem sentir o cheiro destes animais, tocá-los, isso faz toda a diferença”, avalia.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS