Brasil e Bélgica tem todos os ingredientes para um grande jogo de Copa do Mundo. A pentacampeã mundial conta com Neymar em crescimento e está em evolução a cada jogo no mundial russo, apoiado por Philippe Coutinho e protegido por uma defesa que impõe respeito com Thiago Silva-Miranda.
Desde que Tite assumiu a equipe, o Brasil só perdeu uma vez (1 a 0 para Argentina em amistoso em 2017) mas vê na Bélgica um time com argumentos para causar problemas em busca do hexacampeonato.
Já a geração de ouro dirigida pelo espanhol Roberto Martínez se sente pronta para vencer seu primeiro grande título, liderada por Hazard, Kevin De Bruyne, Thibaut Courtois e Romelu Lukaku, depois de eliminações para Argentina, nas quartas de final da Copa do Mundo do Brasil-2014, e para País de Gales, na Eurocopa-2016.
Neste mundial, a equipe demonstrou maturidade nas oitavas de final, quando perdia por 2 a 0 para o Japão e foi buscar a virada em apenas 25 minutos, vencendo no tempo regulamentar por 3 a 2.
Qual será o tom do jogo em Kazan? Vincent Kompany tentando evitar os gols dos companheiros de Manchester City, como Gabriel Jesus e Fernandinho, ou as faíscas que Willian e Hazard, ambos do Chelsea, poderão criar no meio de campo.
O único duelo de mata-mata entre belgas e brasileiros na Copa foi em 2002, quando a Seleção venceu nas oitavas de final por 2 a 0, gols de Rivaldo e Ronaldo, ante de terminar campeão do torneio.