Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Guto Scherer

A mudança que o Brasil precisa

Leia opinião de Guto Scherer
09/07/2018 08:00

Guto Scherer Guto Scherer é presidente da Associação dos Vereadores do MDB/RS

Acompanhamos, semanas atrás, diversas opiniões sobre a situação do nosso País. Entre os pedidos, uma forte corrente que solicita intervenção militar. O cenário de insatisfação generalizada faz com que a população queira mudanças, ainda que nem sempre tenha claro qual a melhor forma de mudar. Sem dúvidas, não será com o retrocesso autoritário que conseguiremos alcançar nosso objetivo.

Após uma análise do cenário, reforcei a convicção de que o MDB deve dar continuidade a uma pauta que há mais de um ano está esquecida. Defendo que o fortalecimento da democracia brasileira se dará através da convocação de uma Constituinte Exclusiva, soberana e revisora, que não seja formada pelos políticos profissionais ou pelo Congresso Nacional em sua atual composição, mas sim por pessoas de todas as áreas que possam debater o futuro do nosso País. Inclusive, que haja uma cláusula que impeça a eleição dos constituintes por pelo menos oito anos depois da promulgação da nova Constituição.

A Constituinte deve ser soberana. Seu desafio será redesenhar o modelo de Estado, redefinir a república e suas responsabilidades, com um novo Pacto Federativo e uma reforma eleitoral e tributária que garantam ao Brasil a governabilidade e a competitividade econômica no cenário atual. É preciso uma revisão que extermine os excessos da atual Constituição, que enxugue o tamanho da máquina pública, dando verdadeira independência aos Poderes, sem deixar de definir seus limites de atuação. A base do nosso partido precisa defender a bandeira principal do velho MDB de Ulysses Guimarães, que é a utilização do capital com responsabilidade social. Creio na democracia como o regime ideal para se viver. Por isso, tenho convicção de que, ao completar três décadas, nossa Constituição precisa ser revista, recriada, reformada e transformada.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS