Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Seu problema também é nosso

Moradores reclamam de falta de água constante na Encosta do Sol

Maria Regina Silva explica que o bairro é o primeiro a sofrer com o desabastecimento e o último onde o serviço volta
11/07/2018 09:36 12/07/2018 10:08

Bianca Dilly/GES-Especial
Advogada Maria Regina Silva, 57 anos
A época do ano, estação ou mês não importam muito. Em alguns bairros de Estância Velha, a falta de água é um problema constante, que já se prolonga por mais de doze meses. No bairro Encosta do Sol, a situação se agrava ainda mais, pois, segundo a advogada Maria Regina Silva, 57 anos, é o primeiro local a sofrer com o desabastecimento e o último onde a água retorna.

A estanciense explica que, na região, as interrupções ocorrem quase todas as semanas. “Moro aqui desde 2007 e, antes disso, não havia reclamação do serviço. Piorou muito do ano passado para cá.”

Para não ser surpreendida repetidamente com o desabastecimento, a família da moradora adotou algumas medidas provisórias. “Uma das nossas atitudes extremas foi bombear a água da piscina para conseguirmos pelo menos utilizar nos banheiros.

Além disso, temos que ficar nos deslocando para a casa de familiares para tomar banho e usamos recipientes para armazenar a água em caso de emergências”, explica a estanciense. “Nem deixo a máquina de lavar ligada quando saio, porque fico com medo de que possa estragar”, diz.

O que dizem

Corsan - A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) comunica que não tem registros de reclamações de falta de água no bairro Encosta do Sol, em Estância Velha, em 2018. De acordo com a Corsan, os casos de desabastecimento que ocorreram neste bairro foram causados por manutenções pontuais ou por falta de energia elétrica. Segundo a companhia, quando o fornecimento de água é restabelecido rapidamente após um desabastecimento, os clientes que têm reservatório domiciliar (caixa d’água) não costumam sentir a falta. Por isso, a estatal ressalta a importância da instalação desse reservatório. Além disso, a Corsan frisa que seu call center é 24 horas e está sempre à disposição em caso de dúvidas ou reclamações, por meio do número 0800646-6444.

Para melhorar a situação, o órgão afirma que, dentro do seu plano de investimentos, foi instalado um novo reservatório em aço inox na região com capacidade de 100 metros cúbicos, ao lado do reservatório existente, que é de 50 metros cúbicos. Nos demais bairros com reclamações constantes de falta de água, como o Rincão dos Ilhéus e Sol Nascente, a Corsan relata que suas obras estão concluídas e aguardam disponibilização da ligação de energia elétrica por parte da RGE Sul.

RGE Sul - A RGE Sul informa que o pedido de ligação da Companhia Riograndense de Saneamento foi gerado no sistema conforme solicitação de 20 de junho. Em 2 de julho a distribuidora comunica que encaminhou resposta para a Superintendência da Corsan, solicitando documentos e informações necessárias para prosseguimento da ligação de energia elétrica. A RGE Sul diz que aguarda este retorno da estatal.

Situação recorrente

A falta de água em bairros de Estância Velha já vem sendo acompanhada pelo Jornal NH há mais de um ano. Somente na página Seu Problema Também é Nosso, foram pelo menos três grandes destaques sobre a situação no ano passado.

5 de julho de 2017 - Vizinhos da Rua Pedro Loredo da Costa, no Loteamento União, contabilizaram 14 dias de falta de água. Naquela ocasião, a Corsan alegou que a localidade se encontra no final da rede e, por isso o abastecimento é sensível.

4 de outubro de 2017 - Moradores dos bairros União e Sol Nascente novamente relataram o desabastecimento de água por quase 72 horas. Dessa vez, as justificativas da Corsan foram diversas, incluindo que a água do local é proveniente da unidade de Campo Bom, que também necessita de grupos de bombeamento para chegar até Estância Velha, em cerca de 14 quilômetros.

6 de dezembro de 2017 - Mais uma vez, o problema crônico da falta de água nos bairros União, Sol Nascente, Rincão dos Ilhéus, Nova Estância e Encosta do Sol foi tema de matéria da página. Na data, foram outros quatro dias sem água para os moradores da região. A Corsan informou que algumas situações de desabastecimento nesta área ocorrem por questões operacionais, como falta de energia e rompimentos de rede.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS