Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Comunidade

Projeto Núcleo de Orquestras Jovens inicia atividades

Primeiro encontro ocorreu na Escola Martha Wartenberg
10/08/2018 10:00 10/08/2018 10:02

Bianca Dilly/GES-Especial
Aprendizado: música tomou conta dos corredores da Escola Municipal Martha Wartenberg, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo
As notas musicais ecoaram pelos corredores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Martha Wartenberg, do bairro Canudos, em Novo Hamburgo, na tarde desta quinta-feira (10). Entre canções clássicas, sucessos atuais e temas de produções consagradas, tocados por instrumentos de cordas, os alunos conheceram o projeto Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo. O colégio é um dos quatro selecionados para os primeiros testes da iniciativa. Essas instituições recebem a seleção de estudantes e o início das aulas já nas próximas semanas.

Para realizar as oficinas, serão, ao todo, cem instrumentos adquiridos. Cada escola montará uma turma, formada por 25 músicos. “A ideia é oferecer a educação musical dentro dos colégios, de maneira gratuita. Consideramos a música como um item muito importante na formação dessas crianças e jovens”, sublinha um dos coordenadores do trabalho e chefe de gabinete da secretaria de Cultura hamburguense, Gustavo Müller. Além do aprendizados dos instrumentos, Müller acrescenta que as aulas também serão voltadas para questões teóricas, como a leitura de partituras.

Inicialmente, professores especialistas em cada um dos quatro instrumentos escolhidos ficam responsáveis pelas aulas: Ismael Almeida no contrabaixo, Gustavo Ferraz na viola, David Garcia no violino e André Wentz no violoncelo. “Eu me interessei muito pelo projeto, porque adoro música. Atualmente, toco guitarra, mas também já toquei baixo. Adoro música clássica e quero conhecer mais sobre o violino”, diz o aluno Arthur Silver, 15 anos.

Em toda cidade

Além do colégio do bairro Canudos, integram o lançamento do projeto as escolas Arnaldo Grin, do bairro Santo Afonso, Bento Gonçalves, em Lomba Grande, e Eugênio Nelson Ritzel, no Diehl. Em 2019, ele deve se expandir para as 52 escolas municipais de ensino fundamental, com mais 1,3 mil instrumentos sendo comprados. “A gente acredita muito na importância da música para o desenvolvimento dos alunos”, frisa a diretora da escola Martha Wartenberg, Simone de Oliveira.

A garantia da verba de R$ 3,9 milhões, para tirar o trabalho do papel, foi do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, que realizou visita na cidade no mês de julho. O Núcleo de Orquestras Jovens é uma parceria entre o Instituto Arlindo Ruggeri e a Prefeitura da cidade, através da atuação conjunta da Secretaria de Educação (Smed) e da Secretaria da Cultura (Secult).

Rede estadual no aguardo

Conforme a titular da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Helenise Juchem, ao anunciar o investimento, Rossieli pediu que as escolas estaduais também fossem integradas ao projeto. “Estamos aguardando a liberação da verba do Ministério da Educação (Mec) para poder encaminhar o projeto”, diz. A coordenadora acredita que, em virtude disso, o lançamento possa ocorrer em meados do mês de outubro, mas que as oficinas comecem só no próximo ano. A Prefeitura informa que ficou definido que as atividades envolvendo a rede estadual devem ser iniciadas após o repasse dos recursos, e que a previsão é de 2019. Em nota, o Ministério comunicou que o acordado foi que, caso a escola quisesse fazer algo parecido com o Município, seria necessário que o colégio e o Estado apresentassem um projeto para avaliação. Contudo, o Mec ressalta que o período eleitoral impede o repasse de verbas para novos recursos.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS