Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Direitos Humanos

Uergs oferece curso de Língua Portuguesa a imigrantes venezuelanos na Capital

Afastados da Venezuela pelas crises econômica e política, eles atravessam a fronteira em busca de emprego e melhores condições de vida

Última atualização: 27.09.2018 às 16:43

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em agosto viviam no Brasil cerca de 30 mil imigrantes venezuelanos. No início de setembro, 125 deles vieram para o Rio Grande do Sul no processo de interiorização que também enviou imigrantes para outras cidades do interior do país. Afastados da Venezuela pelas crises econômica e política, eles atravessam a fronteira em busca de emprego e melhores condições de vida.

Atento à importância da linguagem nesse processo de transição de um país e de uma cultura para outra, o curso de Licenciatura em Letras da Uergs promove o projeto “Desenvolvimento de Competências em Língua Portuguesa”. O curso tem o objetivo de contribuir para o aprendizado da leitura e da fala do português, ajudando no processo de transição dos imigrantes.

“Um dos maiores desafios para os imigrantes é o aprendizado da língua portuguesa, a dificuldade de comunicação por não poder estudar a língua. Essa dificuldade de comunicação os isola e tem efeitos no desempenho do trabalho e na busca de serviços”, diz a professora Magali Menti, coordenadora do projeto na Uergs.

O curso terá duração de dez aulas que ocorrerão no Campus Central da Uergs, em Porto Alegre, e serão ministradas pelo estudante Geraldo Neto, do Curso de Letras e bolsista voluntário do projeto.

As inscrições vão até o dia 3 de outubro e podem ser feitas na Secretaria do Campus ou por e-mail, mediante preenchimento do formulário de inscrição que deve ser enviado para o endereço: magali-menti@uergs.edu.br.


O quê: Curso de Extensão "Desenvolvimento de Competências em Língua Portuguesa"
Local: Campus Central da Uergs (Av. Bento Gonçalves, nº 8855, em Porto Alegre)
Período: de outubro a dezembro de 2018
Inscrições: até 3 de outubro, na Secretaria do Campus ou por e-mail, mediante preenchimento do formulário de inscrição que deve ser enviado para o endereço: magali-menti@uergs.edu.br.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.