Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

Questão de Gênero
Blog Questão de Gênero

Educação e violência contra LGBTs

O papel da educação no combate à violência contra a população LGBT
11/10/2018 11:11 11/10/2018 11:18

Enquanto projetos para tratar da diversidade na sala de aula não avançam e são taxados de "ideologia de gênero", em média 73% dos alunos que se declaram LGBTs - lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais - são vítimas de discriminação dentro da escola e boa parte da população sequer chega a cursar o ensino médio.

O Trip TV falou com professores, alunos e ativistas para entender se é possível e como funcionaria uma escola inclusiva e que eduque sobre a diversidade.

No final do ano de 2016 foi divulgada a Pesquisa Nacional sobre o ambiente educacional no Brasil: as experiências de adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais. O documento, organizado pela ABGLT e de 88 páginas, pode ser acessado na íntegra clicando aqui.

De acordo com as experiências de alunos LGBT entrevistados, 27% afirmaram ter sofrido agressão na escola e 73% foram xingados por conta de sua orientação sexual. Além disso, 68% foram agredidos verbalmente no ambiente escolar devido à identidade ou expressão de gênero, e 25% foram agredidos fisicamente pelo mesmo motivo.


Jornal NH

Questão de Gênero

por Cristiano Rosa
cristiano1105@hotmail.com

Corpo, cultura, direitos sexuais, educação, gênero, políticas públicas, saúde e sexualidade. O blog Questão de Gênero vem para problematizar esses temas por meio de textos com entrevistas, notícias, reflexões e vídeos. A ideia principal é debater sobre tudo aquilo que envolva a cultura e a diversidade sexual, as relações de conceitos, práticas e teorias sobre sexualidade e o respeito pela igualdade e pela equidade de gênero. Cristiano Rosa é professor licenciado em Letras e Pedagogia; atualmente é mestrando em Educação na UFRGS e pesquisador na área de Educação, Gênero, Linguagem e Sexualidade.

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS