Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Motores
Lançamento

Eclipse Cross, o ressurgimento

Modelo da Mitsubishi é relançado como um crossover e desembarca no Brasil por preço inicial de R$ 149,99 mil
02/10/2018 11:07 02/10/2018 16:23

O Mitsubishi Eclipse marcou época como um dos esportivos mais desejados da década de 1990. Agora, ressurge no mundo como um crossover com estilo de cupê para preencher a lacuna entre o ASX e o Outlander. Importado do Japão, chega ao Brasil na versão HPE-S e custa R$ 149,99 mil com tração 4x2 e R$ 155,99 mil na configuração 4x4 S-AWC. A pré-venda já está aberta, mas os primeiros carros serão entregues só no início de novembro. A meta é comercializar 300 unidades por mês.


O lançamento nacional do Eclipse Cross à imprensa especializada ocorreu entre os últimos dias 25 e 28 em Porto Alegre, com direito a test-drive de 300 km até Caxias do Sul, passando por várias cidades da região, como Novo Hamburgo, Ivoti, Picada Café e São Sebastião do Caí. Foram utilizadas oito unidades trazidas especialmente dos Estados Unidos para o evento, que de diferente têm apenas o sistema multimídia menor e um touch-pad no console.


A tração S-AWC consiste em um sistema integrado ao controle de tração que aumenta os limites de uso. Trata-se de um “supercérebro” conectado à sensibilidade do motorista, contando com três modos: Auto, Snow (neve) ou Gravel (cascalho). “É uma transmissão inteligente, que se adapta ao modo de direção do condutor a cada momento, ao humor de cada dia, que pode ser mais confortável ou esportivo”, explica o engenheiro Fábio Maggion. No asfalto, as acelerações e retomadas são esportivas, apesar dos 1.605 kg do modelo. Nas estradas de chão, a altura de 20,2 cm em relação ao solo faz toda a diferença.

Pacote tecnológico

Internamente, o cockpit tem linhas horizontalizadas e modernas, contando com Head up display para evitar que o motorista tire os olhos da estrada ao conferir a velocidade, por exemplo. Ao centro, está o sistema multimídia com tela capacitiva de 7”, que permite conectividade total.


Pacote de equipamentos é amplo, incluindo teto solar duplo, bancos com aquecimento, sistema de prevenção de aceleração involuntária, indicação de veículos ou pessoas no ponto cego, avisos de tráfego traseiro e de saída de faixa de rolamento. O item mais tecnológico de todos é o sistema de frenagem autônomo (FCM), que ajuda a prevenir colisões frontais ao identificar veículos ou pedestres por meio de câmeras e radar. Em termos de segurança, o conceito Rise de deformação controlada e nove air bags garantiram nota máxima no Euro NCap, ANCap e Latin NCap.


Visual marcante


O estilo Dynamic Coupé é único e marcante. Na dianteira, farol é em LED (tanto luz baixa quanto alta), tecnologia presente também na traseira, caracterizada por janela bipartida. As rodas aro 18” são calçadas com pneus ‘‘verdes’’ 225/55. Volume do porta-malas é de 473 l mas, com os bancos rebatidos, aumenta para 1.197 l.

Motor 1.5 gera 165 cv


O pequeno Mivec 1.5 turbo desenvolve 165 cv e 25,5 kgfm de torque (disponíveis já a 1.800 rpm). Movido a gasolina, conta com duplo sistema de injeção: direta, para desempenho em alta, e indireta (a veterana Multipoint) para situações de baixa rotação. A transmissão Invecs III CVT simula 8 marchas e tem sistema sequencial SportMode acionado por borboletas na coluna de direção.


Jornal NH

Motores

por Adair Santos
abcmotores@gruposinos.com.br

Gasolina na veia - O tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet sempre alardeava que nas suas veias não corria hemoglobina, e sim gasolina. Uma anomalia genética que atinge milhões de pessoas no mundo e, pelo jeito, não tem cura. Jornalista há 15 anos, Adair Santos é um desses anormais que literalmente respiram tudo que diz respeito a veículos. Editor do caderno Motores, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, é apaixonado por carros, motos e aviões - ou seja, tudo o que tem motor, exceto a maquininha de obturação do dentista. Motores invade a rede - Os carros recém-lançados, aqueles protótipos bizarros que talvez nunca cheguem às ruas, dicas úteis sobre veículos e testes exclusivos. Além da versão impressa, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, agora as notícias sobre veículos contam com este importantíssimo espaço virtual para serem divulgadas. Não deixe de participar mandando sugestões e, quem sabe, até um flagrante fotográfico de um veículo que ainda está em fase de testes e futuramente vai ser fabricado no Brasil. Eu e minha máquina - Se você tem orgulho da sua máquina, seja ela um carro antigo ou novo, motocicleta, um triciclo ou até bicicleta, envie sua foto. Junto, informe seu nome completo e idade, cidade onde reside, telefone para contato, marca, modelo, ano de fabricação do veículo e desde quando tem ele na garagem. Mas atenção: não vale mandar só a foto do carro ou moto, você também tem que aparecer na imagem. Então, mãos à obra: passe uma cera na lataria, um gel no cabelo e faça o registro fotográfico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS