Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Amanhã é o dia delas :D

Crianças têm o direito de sonhar; veja os principais desejos de algumas delas

Veja também os direitos e deveres em relação aos pequenos
11/10/2018 09:11 11/10/2018 09:32

Amanhã é um dia especial para a criançada do Brasil que, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o ano passado somava 38,79 milhões de pessoas. A ideia de ter uma data dedicada para os pequenos surgiu em 1923, quando o deputado federal Galdinho do Valle Filho elaborou um projeto de lei depois que o Rio de Janeiro sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. Apesar de aprovado e oficializado em 1924 pelo então presidente da república, Artur Bernardes, o dia 12 de outubro, como data comemorativa, ganhou força a partir de 1955, por questões comerciais. Ou seja, as fabricantes de brinquedos perceberam que poderiam faturar mais e passaram a estimular a compra de presentes para a gurizada.

No entanto, a maioria dos países dedica um dia no seu calendário para refletir a situação deste público. Inclusive, o Fundo das Nações Unidas para a Crianças (Unicef), sugere 20 de novembro como uma data universal. Nesta data, a organização oficializou a Declaração dos Direitos Criança, um documento universal que passou a estabelecer direitos às crianças em todo mundo.

No Brasil, a lei mais importante que diz respeito às crianças é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Mas o que elas querem? Quais são suas expectativas? O Jornal NH perguntou para dez crianças que sonho gostariam que se tornasse realidade e os desejos vão desde passeios no mundo da fantasia até um quarto todo decorado.

Também separamos as principais leis que dizem respeito ao direito de poder sonhar e a obrigação dos pais de educar seus filhos.

Natália Souza Anselmo, 7 anos, estudante do 2º ano da Escola Nilo Peçanha

Natália Souza Anselmo, 7 anos, estudante do 2º ano da Escola Nilo Peçanha

"Eu quero ir para a Disney, pois é um lugar que nunca fui na minha vida. Eu quero fazer fotos com todos os personagens e o primeiro que quero ver é o Mickey. Eu não conheço ninguém que foi para lá, mas eu sempre vejo fotos na tevê e é um lugar muito lindo.”


Giulliano Luís Rocha, 6 anos, estudante do 1º ano da Escola Nilo Peçanha

Giulliano Luís Rocha, 6 anos, estudante do 1º ano da Escola Nilo Peçanha

"O meu sonho é ser um mágico de verdade porque eles fazem truques inacreditáveis. Para mim, o truque mais legal e também mais difícil é tirar o coelho da cartola. A minha mãe comprou uma roupa de mágico para mim, ela fez a varinha e eu colei o adesivo.”


Rafael Fernandes Soares, 8 anos, estudante do 3º ano da Escola Nilo Peçanha

Rafael Fernandes Soares, 8 anos, estudante do 3º ano da Escola Nilo Peçanha

"Eu quero aprender bem o inglês, pois eu já faço aula, para poder viajar para os Estados Unidos, porque lá tem um monte de coisas que eu quero conhecer. Também quero saber se lá tem praias, pois isso eu tenho curiosidade. Algumas coisas que já vi na televisão, mas isso ainda não.” 


Sofia Rohr Lang, 5 anos, estudante da educação infantil do Colégio Marista Pio XII

Sofia Rohr Lang, 5 anos, estudante da educação infantil do Colégio Marista PIO XII

"Meu sonho é ter um pug porque é um cachorro que eu sempre gostei. Eu não tenho nenhum bicho de estimação. Eu vi esses dias um pug caminhando pela rua e eu achei ele muito fofinho e bonitinho. Queria muito ter um.”


Lucas Vargas Rellinger, 4 anos, estudante da educação infantil do Colégio Marista Pio XII

“O que eu quero é ganhar um navio da Patrulha Canina, pois eu gosto muito do Chase, porque ele tem uma tirolesa, e do Rocky. Esse tem a cor verde e uma caixa cheia de ferramentas muito legais. É o meu desenho preferido de olhar.”


Laiane Tazi de Oliveira, 8 anos, estudante do 2º ano da Escola Hugo Engelmann

Laiane Tazi de Oliveira, 8 anos, estudante do 2º ano da Escola Hugo Engelmann

“Eu queria viajar para Paris, na França, porque o meu sonho é conhecer a Torre Eifel. Eu acho ela linda. Eu conheço essa torre porque toda que vez que vou para o Centro tem uma loja com a Torre Eifel na vitrine. Eu passo e fico imaginando eu lá.”


Kauã Dias Dannenhauer, estudante do 8º ano da Escola Hugo Engelmann

Kauã Dias Dannenhauer, estudante do 8º ano da Escola Hugo Engelmann

“Eu quero ser jogador de futebol. O meu pai desde pequeno me incentivou a ser. O meu jogador preferido é o Cristiano Ronaldo, que já foi o melhor do mundo. Também gosto do D’alessandro, pois torço para o Inter. Quero jogar como eles.”


Maria Eduarda Portes Maciel, 9 anos, estudante da Escola Hugo Engelmann

Maria Eduarda Portes Maciel, 9 anos, estudante da Escola Hugo Engelmann

“Que pergunta difícil. Eu acho que é ir para a Disney, pois quando passa na televisão aquelas propagandas e mostra aqueles lugares, tenho vontade de ir para lá e brincar naqueles brinquedos. É um lugar lindo que quero conhecer um dia.”


João Vitor de Aguiar, 11 anos, estudante da Arnaldo Grin

João Vitor de Aguiar, 11 anos, estudante da Escola Arnaldo Grin

"Queria que meu sonho de ser jogador de futebol se realizasse. Desde que eu conheci esse esporte eu já me apaixonei. Eu lembro que tinha 7 anos e, na nossa casa, meu padrasto e meu avô falavam muito, olhavam os jogos do Grêmio e também jogavam. Não tenho nenhum time, mas sempre jogo com os amigos, na rua mesmo. Minha inspiração é o Neymar, quero ser que nem ele quando eu crescer.”

Eduarda Carolina dos Santos Pereira, 12 anos, estudante da Arnaldo Grin

Eduarda Carolina dos Santos Pereira, 12 anos, estudante da Escola Arnaldo Grin

“Sonho em terminar de decorar o meu quarto de princesa. eu já tenho uma cama de carruagem e um roupeiro branco. falta o tapete, terminar a decoração das paredes e montar uma mesinha. a mãe está conseguindo dinheiro pra terminar de comprar as coisas. É um sonho que tenho.”


Direitos

Declaração dos Direitos da Criança, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 20 de novembro de 1959.

Todas as crianças têm direito:

1 - A igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
2 - A especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
3 - A um nome e a uma nacionalidade.
4 - A alimentação, moradia e assistência médica adequada para a criança e a mãe.
5 - A educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
6 - A amor e a compreensão por parte dos pais e da sociedade.
7 - A educação gratuita e ao lazer infantil.
8 - A ser socorrida em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
9 - A ser protegida contra o abandono e a exploração no trabalho.
10 - A crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

ECA

Em 12 de outubro de 1990, entrou em vigor o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que no Brasil tornou-se um marco histórico na garantia dos direitos da criança e do adolescente. Em resumo, a lei diz que é preciso garantir que eles tenham oportunidades e facilidades para o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. O dever de cuidar das crianças e dos adolescentes é da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público.

Deveres

Pouca gente sabe, mas o Código Civil tem um artigo que fala sobre a obrigação que os pais têm de ensinar os filhos sobre suas obrigações. No artigo 1634, no inciso 9, está escrito o seguinte: “Compete a ambos os pais, qualquer que seja a sua situação conjugal, o pleno exercício do poder familiar, que consiste em, quanto aos filhos exigir que lhes prestem obediência, respeito e os serviços próprios de sua idade e condição.” Isso significa que todas as crianças também devem ajudar a fazer algumas tarefas, como organizar seu quarto, guardar seus brinquedos ou cuidar do cachorro, por exemplo.


Jornal NH
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS