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Questão de Gênero

A realidade de estudantes trans no Brasil

Hoje, 29 de janeiro, é o Dia Nacional da Visibilidade Trans e, intencionalmente, é lançada a pesquisa As Fronteiras da Educação: a realidade de estudantes trans no Brasil, pelo Instituto Brasileiro Trans de Educação. Organizada por Andreia L. Cantelli, Fernanda Ribeiro, Julia J. Oliveira, Nicholas Tozo e Sayonara N. B. Nogueira, a publicação traz um levantamento realizado em 2018 com 250 estudantes transexuais no país.

Por meio da pesquisa foi possível retratar a situação das/os estudantes trans no país, uma vez que essa população ainda apresenta uma grande dificuldade no acesso à educação e ao trabalho, bem como sofre com os diversos tipos de violência, além do desrespeito à sua identidade de gênero.

O estudo revela que 100% dos estudantes disseram que os obstáculos encontrados no cotidiano escolar são: preconceito (38%), assédio moral (18%), agressão verbal (16%), dif. aprend. (15%), nome social (10%) e agressão física (3%). Tais problemas são gerados por meio de 37% colegas de aula, 27% professores, 20% gestores escolares e 16% equipe pedagógica.

A pesquisa ainda reconhece ocorrências em que pedagogas/os, professoras/es e gestoras/es de escola ocultam ou atenuam discriminações, culpabilizando as vítimas. A desistência de pessoas trans em concluir os estudos é uma realidade no país e a portaria do nome social não tem capacidade de alterar esse dado, uma vez que para os menores de 18 anos ainda se faz necessário a autorização dos pais para que se alcance o direito ao nome.

A pesquisa completa pode ser acessada aqui. No site também estão disponibilizados planos de aula para se trabalhar com a diversidade sexual em variadas disciplinas, como matemática, artes, física, inglês e geografia.

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