Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Palestra em Novo Hamburgo

Chave do crescimento está em acreditar, diz Daniel Godri

Escritor esteve em Novo Hamburgo e deixa um recado aos gaúchos: "Vocês têm que resgatar esta paixão pelo Rio Grande"
10/02/2019 10:36 10/02/2019 10:36

Foto por: Digroove Photo & Media/Divulgação
Descrição da foto: "Você é que tem que achar uma saída e resolver os problemas que te puxam para baixo", disse Godri
O brasileiro está cansado. Nos últimos anos viu o País entrar numa crise econômica e política que é, talvez, a maior da história. A corrupção se aflorou e o nível de desemprego é recorde. Diante disso, onde buscar motivação para continuar lutando? É possível superar esta fase. Para o escritor e palestrante Daniel Godri, a motivação está dentro de cada pessoa. É preciso fazer ela aflorar. Aos gaúchos, ele faz um desafio: “Vocês têm que resgatar esta paixão pela terra (o Rio Grande do Sul), pelo País, pelo povo e lembrar que juntos nós podemos ser muito melhores.” Diz que sempre viu o rio-grandense como um povo admirável. “Vocês têm aquele negócio de farroupilha, não me pergunte onde fique o Alegrete, que te amei desde guri. É isso que vocês tem que resgatar.” Sobre o Brasil, diz que é preciso “se apaixonar por ele, senão você nunca vai dar o seu melhor”.

Catarinense radicado em Curitiba, Godri esteve em Novo Hamburgo semana passada. Foi o palestrante principal da convenção anual do Grupo FleckStan, de Campo Bom. Durante mais de uma hora de uma palestra que parece passar voando, diz que ninguém pode ser ajudado, se assim não desejar. E vai direto ao ponto: “Se tu não quiser subir, se tu não quiser melhorar, não adianta.” E fala “tu” mesmo, em sinal de respeito ao nosso jeito de falar. Eventualmente sai um “você”. “Não nos faltam recursos, o que falta é capacidade de usá-los.”

Neste momento, pega uma escada para exemplificar. Mostra que há os que a carregam e lamentam que “não têm oportunidade para subir”. Tem os que não sabem para que serve, e assim por diante. “Para ser um campeão, um vencedor, tu precisa mudar. Tu pode ser melhor do que já é.” E lembra que todos os dias é preciso subir um degrau para se superar.

E os exemplos vão seguindo. O da semente, mostra que cada um colhe aquilo que plantou. O das aves mostra que o papagaio fala demais, o urubu come os restos, as sobras, enquanto a águia, silenciosa, caça a sua presa. “Um vencedor não pode esperar as sobras”, sentencia. No trabalho, criatividade e foco devem ser exercitados a todo o momento e ao invés de problemas, os envolvidos têm é que apresentar soluções. E, os entusiasmados, precisam ter força. Godri estufa o peito para encher um balão de ar, simbolizando esse “entusiasmado”. E lembra que há uma centena puxando este para baixo, tentando esvaziá-lo.

Foto por: Digroove Photo & Media/Divulgação
Descrição da foto: "Tem que controlar o que entra na sua cabeça, na tua casa, no teu ouvido, o que entra no teu coração. Isso você pode controlar"

Três perguntas para ele

Como motivar as pessoas, quando o país vive uma situação instável?

Daniel Godri - Nunca vai se ter um país nas condições que você quer, nunca vai se ter um trabalho nas condições que você quer, nunca vai se ter a família perfeita. Você é que tem que achar uma saída e resolver os problemas que te puxam para baixo. Mesmo que o País não seja uma maravilha, você precisa se- parar o que é política do que é nação. O País que você vive, você tem que se apaixonar por ele, senão você nunca vai dar o seu melhor. Ame o teu País, ame o teu trabalho. Se você não acreditar no trabalho que você está fazendo, se você não gostar, dificilmente você vai fazer o melhor. Quem acredita em Deus, por mais que caia desta escada, sempre vai ter força para levantar. Então, este é o segredo.

As redes sociais estão impregnadas de ódio. Algum jeito de acabar com isso?

Godri - Não sei qual a solução, mas sei o seguinte: se você se deixar influenciar pelas notícias ruins, você não sai mais de casa. Aliás, não teria nem nascido.

É possível controlar estas pessoas?

Godri - Não dá para controlar, você não pode controlar as redes. Tem que controlar o que entra na sua cabeça. Controlar o que entra na tua casa, o que entra no teu ouvido, o que entra no teu coração. Isso você pode controlar. Então você precisa selecionar, como na rede de um pescador: vem um monte de coisa ruim na rede, selecione apenas os melhores. Pressão tem sempre, é preciso administrar. Atitude de campeão é saber superar os problemas.

Cinco passos para o sucesso

  1. Acreditar em você
  2. Acreditar no País
  3. Acreditar no trabalho
  4. Acreditar nas pessoas
  5. Acreditar em Deus

Jornal NH
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS